Silva Peneda defende em livro modelo social europeu renovado sem inspiração norte-americana

Bruxelas, 28 Out (Lusa) - O eurodeputado José Silva Peneda lança quinta-feira um livro sobre o futuro do modelo social europeu, no qual defende a necessidade de uma reforma assente nos valores do projecto europeu, e não à imagem do modelo norte-americano.

As ideias do antigo ministro do Emprego, de um Governo liderado por Cavaco Silva, estão contidas no livro "Modelo Social Europeu - Que Futuro?", cuja cerimónia de apresentação, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, contará com a presença da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, assim como do líder da delegação dos sociais-democratas ao Parlamento Europeu, João de Deus Pinheiro.

"Há quem defenda, - os mais liberais -, que o modelo social europeu é responsável por muitas das crises, e portanto defendem modelos sociais mais parecidos com os Estados Unidos. Eu condeno claramente essa via. Acho que seria um desastre em termos dos ideais do projecto europeu", afirmou o eurodeputado do PSD à Agência Lusa.

Silva Peneda apontou que "o modelo social europeu não é imune às mudanças" e é necessário "adaptá-lo à realidade", defendendo que a grande questão "é como é que a Europa pode ser competitiva preservando os valores" inerentes ao projecto europeu, designadamente a paz, prosperidade, justiça social, solidariedade e vivência em democracia e no respeito pelos direitos humanos".

"Estou profundamente convencido que um dia que a Europa deixe de respeitar esses valores, é o projecto europeu em si mesmo que vai soçobrar", declarou.

O eurodeputado explicou à Lusa que o livro "Modelo Social Europeu - Que Futuro?" baseia-se em "todo um conjunto de experiências vividas no Parlamento Europeu" em domínios onde teve "uma parte muito activa", designadamente como relator sobre o modelo social europeu e ainda da directiva de tempo de trabalho.

Lembrando que foi "solicitado a fazer várias conferências, na Europa e fora da Europa", Silva Peneda indicou que, baseado nos textos então apresentados, reescreveu-os, pelo que este livro - dedicado simbolicamente aos netos por ser para as gerações futuras - "é um conjunto de pensamentos amadurecidos durante estes anos sobre aspectos fundamentais a ver com a política social europeia".