Na Sessão Plenária do Parlamento Europeu, a decorrer esta semana em Bruxelas, o Deputado do PSD José Silva Peneda participou no debate sobre o Relatório de Ivo Belet relativo ao "Futuro do Futebol Profissional na Europa".
Na sua intervenção o Deputado do PSD começou por afirmar que "O Futebol é uma paixão. Faz vibrar de igual modo gente desde as urbes modernas e sofisticadas do Ocidente aos extremos da Austrália e do Pacífico, ou ainda de qualquer aldeia perdida da Ásia central ou da África mais profunda."
"Além de paixão, o Futebol é também uma das mais poderosas linguagens universais. E são essas características - Paixão e Linguagem Universal - que lhe conferem a força e a extraordinária capacidade de mobilização" afirmou Silva Peneda.
"Ser capaz de colocar essa força ao serviço não só do espectáculo e duma economia própria e legítima, mas também de causas sociais, de dimensão e alcance igualmente universais, é um enorme potencial do Futebol que não pode ser ignorado" afirmou o Deputado do PSD.
Silva Peneda apoiou este relatório e quer destacou que "embora os organismos responsáveis pela gestão do futebol possam acalentar a vontade legítima de preservar os seus procedimentos internos, o recurso à jurisdição dos tribunais comuns, mesmo quando improcedente em matérias de Justiça desportiva, não pode configurar qualquer ilícito disciplinar."
Aconselhou ainda "as entidades que regem o futebol examinem os respectivos estatutos a fim de criar um equilíbrio entre o direito que deve legitimamente assistir todos os actores desportivos de recorrer aos tribunais comuns e o normal funcionamento das competições desportivas."