O PIDDAC para Santarém é muito bom !

16 de Novembro, 2002

Distrital de Santarém

COMUNICADO

 

1 - A Comissão Política Distrital (CPD) do PSD de Santarém congratula-se com o Orçamento de Estado aprovado na Assembleia da República, e especialmente, com o PIDDAC ( Plano de Investimentos dos Departamentos da Administração Central) para o Distrito de Santarém.

2 - A CPD não ignora o enorme condicionamento económico e financeiro resultante da situação em que o desgoverno socialista deixou o País.

É imperioso devolver a credibilidade às contas públicas, diminuir o défice do Estado e alinhar com o Pacto de Estabilidade e Crescimento honrando os compromissos que assumimos com os nossos parceiros europeus.

3 - Com efeito, Santarém, não é apenas um dos poucos distritos que sobem o PIDDAC. É o Distrito que apresenta maior crescimento em todo o país. Comparando com 2001 e 2002, constata-se que, enquanto com os governos socialistas, o Distrito de Santarém, em termos de PIDDAC per capita (Investimento por cidadão), ocupava a 12ª e a 13º posição nacional, com o Governo do PSD passámos a ser o 7º Distrito. Subimos, pois, 5 pontos relativamente a 2001 e 6 pontos relativamente a 2002. Santarém vê subir em 44 milhões de euros o seu PIDDAC para 2003, atingindo o valor total de 243 milhões, correspondentes a um acréscimo global de 22% relativamente a 2002.

4 - A CPD aplaude também o esforço concertado dos Deputados do PSD que quiseram melhorar ainda a proposta do Governo apresentando alterações.

Todas as alterações reforçam o investimento no Distrito e referem-se a :

    • Esquadra da PSP de Abrantes
    • Quartel da GNR de Alcanena
    • Quartel da GNR de Alpiarça
    • EN 238 com Ligação ao IC3 – Ferreira do Zêzere
    • Quartel da GNR de Pernes (Santarém)
    • IC 9 Carregueiro – Tomar (IC3)

A CPD lamenta que o Partido Socialista, privilegiando o discurso partidário ao bem estar e ao progresso do nosso Distrito, não tenha votado favoravelmente algumas das nossas propostas que foram viabilizadas sem o voto favorável dos socialistas.

5 - A CPD lamenta que o PS que tantas e injustas críticas dirigiu contra a proposta do governo se tenha demitido de contribuir com a apresentação de propostas de alteração, evidenciando um desinteresse condenável pelo nosso Distrito e pela melhoria do Orçamento.

Além de não ter aprovado propostas nossas , nem sequer se deram ao trabalho de apresentar alternativas (com excepção da Casa de Camões em Constância)

6 - A CPD considera que este Orçamento, tal como as medidas adoptadas pelo Governo, para retirar o nosso Distrito da CCR de Lisboa e Vale do Tejo têm o mesmo objectivo : Aumentar as condições para o progresso e o desevolvimento do Distrito de Santarém.

7 - A CPD não pode deixar de sublinhar e aplaudir o empenho e o esforço dos Deputados eleitos pelo PSD do Distrito de Santarém, mas também a dedicação e o contributo do Ministro da Presidência, Nuno Morais Sarmento, do Secretário de Estado da Administração Local, Miguel Relvas, e do Governador Civil, Mário Albuquerque.

Com o esforço de todos vamos prosseguir no cumprimento das promessas eleitorais que fizémos aos portugueses.

 

Santarém, 16 de Novembro de 2002

 

O Presidente da CPD/PSD de Santarém

( Carlos Coelho)