PALAVRA DADA, PALAVRA HONRADA

10 de Fevereiro, 2017

Palavra

Tantas vezes ouvimos “Palavra dada é Palavra honrada”...

Vem isto a propósito da eleição do novo Presidente do Parlamento Europeu.  Foi eleito, à quarta e última volta, o italiano do PPE Antonio Tajani.  Teve como principal opositor o socialista italiano Gianni Pittella.

Em 2014, porém, no início da legislatura europeia, PPE, socialistas e liberais tinham assinado um Acordo que estabelecia que na primeira metade do mandato a Presidência seria ocupada por um socialista (e todos votámos no alemão Martin Schulz) e que na segunda caberia a um Deputado proposto pelo PPE.

O Acordo - bastante abrangente - pretendia assegurar, numa casa com tanta diversidade, a representação das principais sensibilidades políticas e nacionais. E se é certo que serviu para eleger o socialista, quando chegou a vez do PPE, os socialistas europeus decidiram rasgar o compromisso.  Uma estratégia acordada entre Pittella, Hollande, António Costa e Tsipras...

Foi eleito na mesma, com mais dificuldade, o candidato do PPE mas houve um Acordo não cumprido e a confiança desfeita entre os dois principais Grupos Parlamentares do Parlamento Europeu.

A Palavra dada dos socialistas europeus não foi honrada...