BI dos Países Candidatos


 

No dia 1 de Maio de 2004, a União Europeia contará com mais 10 Estados Membros.

A cultura e a história destes países sempre foram intimamente ligadas à Europa. Basta recordar o papel desempenhado por Praga como centro cultural ou a importância histórica da Hungria ou da antiga Checoslaváquia.

No entanto, para a maioria deles, a subordinação à esfera soviética impediu, durante décadas, uma relação aberta com a Europa democrática. A "cortina de ferro" impôs uma opacidade que a proximidade geográfica e cultural tornava ainda mais absurda.

Não será por isso de estranhar que, em diversos inquéritos, os cidadãos europeus revelem um grande desconhecimento relativamente à história, geografia e valores destes Estados. Mas antes da sua entrada na então CEE, também Portugal era relativamente pouco conhecido da maioria dos cidadãos comunitários.

Torna-se porém necessário perceber a importância crucial do alargamento e conhecer melhor os nossos novos vizinhos.

Em www.carloscoelho.eu, encontra já um Dossier sobre o alargamento, numa perspectiva histórica, desde as primeiras adesões.

Foi também criado uma "Fotografia" sobre o alargamento com informação sobre cada um dos Estados e comparações dos níveis de rendimento per capita, de dívida pública e de taxas de desemprego.

Juntamos agora uma ficha para cada um dos países com os dados essenciais, clique nas bandeiras dos países ao lado para ver a respectiva ficha.

Fique a conhecer melhor os novos Estados Membros.