Europa em Directo

Todos sabemos bem que há um défice de informação relativamente às questões europeias.

Com o "Europa em Directo" passa a dispor em formato digital um conjunto de informação sobre as diferentes temáticas da UE, tais como notícias, actas e resumos de reuniões oficiais, dados estatísticos, relatórios ou outros documentos oficiais de todas as instituições europeias.

As informações estão disponíveis, sempre que possível em português, ou numa das línguas oficiais da União Europeia, preferencialmente inglês e francês.

Abaixo poderá verificar os temas abrangidos pela "Europa em Directo" e seleccionar as áreas consoante os seus interesses.

Se pretender receber o Europa em Directo pode inscrever-se aqui


14-03-2006

Parlamento Europeu: Instrumento de Preparação e de Resposta Rápida a Emergências Graves

As recentes catástrofes naturais, como as secas graves em Espanha e Portugal e os incêndios que destruíram quase 180 mil hectares de floresta no nosso país, mostram que o reforço do mecanismo comunitário de protecção civil deve ser um objectivo imediato, antes que ocorram outros desastres.

O apelo é feito num relatório hoje aprovado no Parlamento Europeu, em processo de consulta. O quadro financeiro indicativo para a implementação do instrumento é de 278 milhões de euros para 2007-2013.

Download do documento


14-03-2006

Parlamento Europeu: Situação do sector europeu do calçado um ano após a liberalização

Intervenção do Comissário Europeu Peter Mandelson no âmbito do debate da pergunta oral apresentada sobre a situação do sector europeu do calçado.

A pergunta oral visa apurar se a Comissão Europeia tenciona adoptar novas iniciativas a nível internacional para defender o sector do calçado do comércio desleal, à semelhança do que aconteceu com os têxteis.

Download do documento


14-03-2006

Parlamento Europeu: Deputados querem suspensão de jogos de futebol por incidentes racistas

O Parlamento Europeu convidou hoje a UEFA e todas as restantes entidades organizadoras de competições de futebol a nível europeu a fazerem tudo o que esteja ao seu alcance para que os árbitros disponham da possibilidade de interromper ou suspender desafios caso se registem graves incidentes de cariz racista.

Download do documento


13-03-2006

Primeira Conferência Europeia sobre o diálogo social

Inicia-se hoje em Bruxelas a primeira Conferência Europeia sobre o diálogo social que reúne os representantes sindicais e patronais de 31 sectores de actividade.

O tema da Conferência consiste na análise do papel dos parceiros sociais na resolução de diversos problemas a nível europeu, tais como as deslocalizações, as restruturações, a falta de qualificação profissional e as modificações demográficas.

Download do documento


10-03-2006

Acordo da UE com os EUA sobre os vinhos

A União Europeia e os Estados Unidos assinaram hoje em Londres um acordo bilateral sobre o comércio de vinhos do qual resultarão importantes benefícios para os produtores da União.

O acordo, aprovado pelos ministros da agricultura da União Europeia em Dezembro de 2005 após 20 anos de negociações, contribuirá para que os viticultores comunitários possam consolidar o êxito de que gozam actualmente nos Estados Unidos, que são, de longe, o maior mercado de exportação da União Europeia.

Download do documento


10-03-2006

Relatório sobre a coexistênciade culturas OGM com culturas convencionais e biológicas.

A Comissão Europeia publicou um Relatório sobre a aplicação de medidas nacionais sobre a coexistência de culturas geneticamente modificadas com culturas convencionais e biológicas.

A principal conclusão deste relatório é que, nesta altura, não se justifica a adopção de legislação europeia dada a limitada experiência dos Estados-Membros sobre a matéria.

Download do documento


10-03-2006

Agenda da Sessão Plenária do Parlamento Europeu (Março 2006)

De 13 a 16 de Março de 2006, Os Deputados ao Parlamento Europeu reúnem-se em sessão plenária (Estrasburgo).

Da agenda dos trabalhos constam, entre outros, os seguintes pontos:

• Preparação do Conselho Europeu da Primavera
• Sessão solene com o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas
• Prostituição forçada
• Instituto Europeu da Igualdade entre Homens e Mulheres
• Instrumento de Preparação e de Resposta Rápida a Emergências Graves
• Protecção das denominações de origem e das especialidades regionais
• Pesca mais amiga do ambiente… e dos pescadores
• Pobreza e a exclusão social
• Reestruturações e deslocalizações de empresas
• Situação do sector europeu do calçado um ano após a liberalização
• Livre circulação de trabalhadores e períodos de transição
• Alargamento: qual a capacidade de absorção da UE?
• Programa de Acção Comunitária no domínio da Saúde pública
• Programa de Acção Comunitária no domínio da Defesa do Consumidor
• Estratégia da UE sobre o mercúrio
• 4º Fórum Mundial da Água: que políticas para a gestão dos recursos hídricos?
• i2010 – Uma Sociedade da Informação Europeia

Para mais informação, ver a Perspectiva da Sessão Plenária em anexo.

Download do documento


09-03-2006

Restabelecimento da viabilidade económica das frotas de pesca europeias

A Comissão Europeia adoptou hoje uma comunicação sobre as formas de melhorar a situação económica do sector das pescas.

O documento analisa as causas das dificuldades económicas com que actualmente se deparam algumas frotas de pesca europeias, pioradas pelo recente aumento do preço dos combustíveis, esboçando possíveis medidas para resolver essa situação.

A Comissão começa por indicar o tipo de auxílios de emergência e à reestruturação que os Estados-Membros poderão conceder, de acordo com as regras relativas aos auxílios estatais, para ajudar as empresas em dificuldade a ajustarem as suas actividades e a restabelecerem uma melhor base económica, centrando-se depois nas medidas de longo prazo que serão necessárias para favorecer o restabelecimento de uma situação de rentabilidade sustentada para o conjunto do sector das pescas europeu.

Download do documento


09-03-2006

Auxílios estatais: redução da burocracia para as ajudas de baixo valor.

A Comissão Europeia propõe a simplificação dos procedimentos aplicáveis aos auxílios estatais de baixo valor, nomeadamente abrindo excepções à obrigação dos Estados-Membros notificarem as suas ajudas à Comissão Europeia.

O regime vigente prevê que os subsídios inferiores a 100.000 € não são considerados como auxílios estatais e isentos do processo de notificação. A actual proposta prevê que este montante mínimo seja doravante 150.000€

Abre-se agora um período de consulta dos Estados-Membros para apresentarem as suas observações.

Em anexo, o comunicado de Imprensa e um documento de "Perguntas Mais Frequentes" sobre os auxílios estatais.

Download do documento


08-03-2006

Livro Verde lança debate sobre política energética da UE

A Comissão Europeia definiu as bases de uma política europeia da energia com a aprovação de um Livro Verde, que abre o debate e a consulta pública das entidades interessadas.

Download do documento


07-03-2006

Empresas europeias: panorama das actividades industriais e dos serviços

Eurostat publicou uma edição actualizada sobre o panorama das empresas europeias.

Trata-se de uma publicação que dá uma ideia global e completa das estruturas, da evolução, das características das empresas europeias nos seus respectivos sectores de actividade.

Para cada sector é facultada informação sobre a produtividade, o nível de emprego, a distribuição, a importância das PMEs, o tipo de mão-de-obra e o impacto no comércio externo.

Download do documento


06-03-2006

8 de Maio: Dia Internacional da Mulher

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a EUROSTAT publicou uma série de dados estatísticos sobre o dia-a-dia das mulheres na UE dos 25.

Download do documento


03-03-2006

A Comissão Europeia intensifica esforços para promover a "Memória da Europa" através da criação de uma biblioteca numérica virtual.

Nos próximos 5 anos, pelo menos 6 milhões de livros, documentos e outros obras culturais estarão disponíveis para todas cidadãos através de uma ligação internet à biblioteca numérica europeia.

Neste contexto, a Comissão Europeia tomará ainda uma série de iniciativas sobre a questão da protecção dos direitos de propriedade intelectual.

Download do documento


01-03-2006

Durão Barroso propõe novo Fundo Europeu de Ajustamento à mobilização

Os trabalhadores da UE serão ajudados a regressar ao trabalho através da instituição de um novo fundo dotado de um montante máximo de 500 milhões de euros anuais, que poderá beneficiar até 50 000 trabalhadores, em especial nas regiões e sectores afectados por importantes mudanças nos padrões do comércio mundial. O novo Fundo Europeu de Ajustamento à Mundialização (FAM), (para ajudar os trabalhadores atingidos pela mundialização) assumirá a forma de complementos salariais, reconversão profissional e ajuda na procura de novos empregos.

Download do documento


01-03-2006

Reforma do Açúcar, desenvolvimento rural e gripe das aves: Decisões do Conselho de Ministros Agricultura e Pescas (20.Fev.2006)

O Conselho teve um debate de orientações sobre a estratégia comunitária dos bio-carburantes e sobre o Plano de Acção na área da biomassa.

Teve ainda uma troca de pontos de vista sobre a protecção e bem-estar dos animais (2006-2010)

O Conselho de Ministros adoptou ainda 3 Regulamentos sobre a reforma do sector do açúcar na UE e uma decisão sobre as orientações estratégicas do desenvolvimento rural (2007-2013).

Em diversos, a Comissão Europeia forneceu as últimas informações sobre a gripe das aves.

Download do documento


28-02-2006

Lançamento de "A Europa em Directo"

Hoje nasce "A Europa em Directo".

Deputados e dirigentes do PSD assim como outras personalidades relevantes passam a receber em formato digital um conjunto seleccionado de informações sobre as diferentes temáticas da União Europeia.

Tal como neste email, passará a receber o título, a data e um curto resumo da informação disponibilizada, assim como o link electrónico que remeterá directamente para a página www.carloscoelho.org, na qual a informação estará disponível na íntegra.

Para saber como este novo serviço gratuito vai funcionar, faça o download do ficheiro "FAQ Europa em Directo.doc" na linha de baixo.

Se tiver dúvidas ou quiser fazer sugestões, não hesite em escrever para:
europadirecto@carloscoelho.org

Um abraço social-democrata,

Carlos Coelho

Download do documento