Europa em Directo

Todos sabemos bem que há um défice de informação relativamente às questões europeias.

Com o "Europa em Directo" passa a dispor em formato digital um conjunto de informação sobre as diferentes temáticas da UE, tais como notícias, actas e resumos de reuniões oficiais, dados estatísticos, relatórios ou outros documentos oficiais de todas as instituições europeias.

As informações estão disponíveis, sempre que possível em português, ou numa das línguas oficiais da União Europeia, preferencialmente inglês e francês.

Abaixo poderá verificar os temas abrangidos pela "Europa em Directo" e seleccionar as áreas consoante os seus interesses.

Se pretender receber o Europa em Directo pode inscrever-se aqui


15-02-2017

Luz Verde para o CETA: uma nova etapa nas relações UE-Canadá

Junto envio nota à imprensa sobre a posição do Eurodeputado Carlos Coelho na aprovação pelo Parlamento Europeu, hoje, em Estrasburgo, do Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá (CETA).

Download do documento


14-02-2017

Liderança europeia no 5G

Este estudo (35 págs, Inglês), que pretende municiar a definição de uma estratégia da UE, examina o conceito de 5G, o seu futuro no domínio das telecomunicações, a situação da I&D na UE, os possíveis modelos de negócio e o papel das normas e a política relativa ao espectro de frequências. O estudo foi elaborado pelo Departamento das Políticas Económicas e Científicas do PE a pedido da Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE).

Download do documento


14-02-2017

Folar de Valpaços passa a ser indicação geográfica protegida

A Comissão Europeia aprovou o pedido português de inclusão do «Folar de Valpaços», no registo das indicações geográficas protegidas (IGP).

Download do documento


08-02-2017

Cenários sobre a futura relação da UE-Reino Unido nos serviços financeiros

Estudo elaborado pelo Departamento das Políticas Económicas e Científicas a pedido da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON). O presente estudo avalia os principais impactos da saída do Reino Unido da União Europeia no sistema financeiro, nas empresas financeiras e nos serviços financeiros sob três conceitos alternativos para a futura relação UE-Reino Unido. Para além do impacto nos “direitos de passaporte” das empresas financeiras, é dada especial ênfase ao impacto no quadro regulamentar das instituições de crédito num cenário de “estatuto de país terceiro” para o Reino Unido e ao impacto nos sistemas de pagamento, bem como a certos aspectos do quadro institucional da UE que regem o sistema monetário e financeiro. (versão inglesa, 52 págs).

Download do documento


06-02-2017

Avaliação da aplicação da legislação ambiental

A Comissão adotou hoje a avaliação da aplicação da legislação ambiental, um novo instrumento para melhorar a aplicação da política ambiental europeia e das normas definidas de comum acordo.

Download do documento


06-02-2017

Dia internacional da tolerância zero contra a mutilação genital feminina

No Dia internacional da tolerância zero contra a mutilação genital feminina, a Vice-Presidente e Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, a Comissária responsável pela Justiça, Consumidores e Igualdade de Género, V?ra Jourová, e o Comissário com a pasta da Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica, juntaram-se para reafirmar o forte empenho da UE no sentido de erradicar a mutilação genital feminina. " Trata-se de uma prática perniciosa que viola de forma horrível os direitos humanos, a dignidade e a integridade física de raparigas e mulheres».

Download do documento


02-02-2017

EurocienciaPT – Lista Inicial de Membros

A 6 de Janeiro de 2017, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, no debate "Antecipar o Futuro - 10 Tecnologias que podem mudar as nossas vidas" comprometi-me a criar uma rede de contacto entre os participantes. Com o objectivo de total transparência, junto em anexo a lista inicial dos participantes desta rede.

Download do documento


31-01-2017

PME inovadora portuguesa selecionada para Processo Acelerado para a Inovação

A Comissão Europeia vai atribuir 33,5 milhões de euros a 17 projetos inovadores que envolvem 80 parceiros de 19 países, entre os quais Portugal, a fim de acelerar o seu acesso ao mercado, no âmbito da sexta e última ronda do projeto-piloto «Processo Acelerado para a Inovação» (FTI), executado no âmbito do programa de investigação e inovação da UE, Horizonte 2020.

Download do documento


26-01-2017

A saída do Reino Unido da União Europeia e o acesso ao mercado único à luz da legislação europeia sobre serviços financeiros

Estudo elaborado pelo Departamento de Políticas Económicas e Científicas, a pedido da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON). Na sequência do referendo do Reino Unido para deixar a UE, garantir o acesso aos mercados dos dois blocos será uma das questões nas negociações de saída. Este estudo examina como a actual legislação da UE em matéria de serviços financeiros assegura ou facilita o acesso ao mercado financeiro único da UE para os Estados-Membros da UE / EEE e países terceiros. A análise centra-se no regime de reconhecimento mútuo dos Estados-Membros da UE / EEE e nos regimes de equivalência de países terceiros. (Versão Inglesa, 36 págs.)

Download do documento


25-01-2017

Relatório de 2017 sobre a cidadania da UE: A Comissão promove direitos, valores e democracia

A Comissão Europeia publicou o seu terceiro relatório sobre a cidadania da UE, que faz um balanço dos progressos realizados desde 2014 e apresenta ações destinadas a garantir que os cidadãos possam gozar plenamente dos seus direitos quando trabalham, viajam, estudam ou participam em eleições. (versão inglesa, 60 págs.)

Download do documento


24-01-2017

Portugal e Chipre recebem assistência do Fundo de Solidariedade da União Europeia

A Comissão propôs hoje um auxílio superior a 11 milhões de euros provenientes do Fundo de Solidariedade da UE (FSUE) a atribuir a Portugal e ao Chipre. Em agosto de 2016, a ilha da Madeira foi devastada por incêndios florestais. Cerca de 4 milhões de euros do FSUE contribuirão para cobrir os custos das medidas de emergência, das operações de limpeza e do restabelecimento de infraestruturas públicas vitais. Em 2016, Chipre foi afetado por uma grave seca que esteve na origem de incêndios florestais e resultou em escassez de água para a população. Chipre deverá receber cerca de 7,3 milhões de euros do FSUE para mitigar os encargos financeiros decorrentes dos danos.

Download do documento


23-01-2017

Regras de Direito Civil Europeu na Robótica

Estudo elaborado pelo Departamento dos Direitos dos Cidadãos e Assuntos Constitucionais, a pedido da Comissão dos Assuntos Jurídicos (JURI) O presente estudo avalia e analisa, numa perspetiva jurídica e ética, uma série de futuras regras de direito civil europeu na robótica. (Versão inglesa, 34 Págs.)

Download do documento


17-01-2017

Recomendações sobre o futuro do financiamento da UE apresentadas por Mario Monti

O Grupo de Alto Nível, presidido por Mario Monti, apresentou hoje ao Colégio de Comissários as conclusões sobre o futuro do financiamento da UE. O Grupo de Alto Nível sobre Recursos Próprios considera que é necessário reformar o orçamento da UE, quer ao nível da receita como ao nível da despesa, a fim de fazer face aos desafios atuais e de atingir resultados tangíveis para os cidadãos europeus.

Download do documento


11-01-2017

Segurança e Defesa Europeia: Implicações Constitucionais, Jurídicas e Institucionais

Estudo elaborado pelo Departamento dos Direitos dos Cidadãos e Assuntos Constitucionais, a pedido da Comissão dos Assuntos Constitucionais (AFCO). O Presente estudo examina as implicações constitucionais, jurídicas e institucionais das propostas aprovadas pelo Conselho Europeu de Dezembro de 2016 para o futuro desenvolvimento da Política Comum de Segurança e Defesa no quadro dos actuais Tratados. (Versão Inglesa, 32 págs.)

Download do documento


10-01-2017

Uma economia de serviços para os Europeus

A Comissão apresentou hoje um pacote de medidas que irá facilitar às empresas e aos profissionais a prestação de serviços a uma base de potenciais clientes de 500 milhões de pessoas na UE.

Download do documento


10-01-2017

Iniciativa de Cidadania Europeia «Proibir o Glifosato» aceite pela Comissão Europeia

A Comissão Europeia decidiu hoje o registo de uma Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) que convida a Comissão «a propor aos Estados-Membros a proibição do glifosato, a rever o procedimento de aprovação de pesticidas a nível da UE e a estabelecer metas obrigatórias de redução da utilização de pesticidas»

Download do documento


03-01-2017

Antecipar o Futuro - 10 Tecnologias que podem mudar as nossas vidas

Junto envio nota à imprensa com o programa do debate "Antecipar o Futuro - 10 Tecnologias que podem mudar as nossas vidas”, promovido por Carlos Coelho, Deputado ao Parlamento Europeu, no dia 6 de Janeiro de 2017 pelas 15:00 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, contará com a presença do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Download do documento


03-01-2017

Aahrus e Pafos escolhidas para Capitais Europeias da Cultura 2017

Aahrus (Dinamarca) e Pafos (Chipre) são as cidades que acolhem este ano um dos projetos mais populares da UE. Desde 1 de janeiro, Aahrus e Pafos ostentam o título de Capital Europeia da Cultura. O programa cultural terá início oficialmente em 21 de janeiro em Aarhus.

Download do documento


03-01-2017

Novas regras de transparência em matéria de acordos fiscais entram em vigor

A Comissão Europeia congratula-se com a entrada em vigor das novas regras destinadas a garantir que os Estados-Membros dispõem de todas as informações necessárias sobre os acordos fiscais que concedem a empresas multinacionais noutros países da UE. Desde 1 de janeiro de 2017, os Estados-Membros são obrigados a partilhar automaticamente informações sobre todos os novos acordos fiscais transfronteiriços que concluam, o que será feito com recurso a um depositário central acessível a todos os países da UE.

Download do documento


13-12-2016

Projetos portugueses recebem bolsas do Horizonte 2020

O Conselho Europeu de Investigação (CEI) anunciou hoje os nomes dos 314 vencedores do concurso de bolsas de consolidação de 2016. 6 projetos portugueses foram contemplados pela bolsa de consolidação do CEI, num montante total que ultrapassa os 11,5 milhões de euros.

Download do documento


12-12-2016

Fundo de Banda Larga do Mecanismo Interligar a Europa anunciado pela Comissão Europeia e pelo Banco de Investimento

A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciaram hoje os seus planos para lançar um fundo para infraestruturas de banda larga - o Fundo de Banda Larga do Mecanismo Interligar a Europa. Este fundo conduzirá a uma plataforma de investimento combina afetações públicas e privadas. O Fundo de Banda Larga do Mecanismo Interligar a Europa irá investir em infraestruturas de rede de banda larga em regiões europeias insuficientemente servidas.

Download do documento


08-12-2016

“Quem não quer refugiados, não pode ter livre circulação”

Junto envio nota à imprensa com as declarações do Eurodeputado Carlos Coelho relativas à aprovação, hoje, na Comissão das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos (LIBE) do relatório sobre a criação da Nova agência Europeia para o Asilo, do qual Carlos Coelho foi o responsável do PPE.

Download do documento


01-12-2016

Comissão Europeia propõe novas normas fiscais para apoiar comércio eletrónico e empresas em linha na UE

A Comissão Europeia anunciou hoje uma série de medidas destinadas a aperfeiçoar o quadro legal do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) para as empresas de comércio eletrónico na UE. As propostas facilitarão a compra e venda de bens e serviços em linha, a consumidores e empresas.

Download do documento


30-11-2016

Energia Limpa para todos os Europeus — desbloquear o potencial de crescimento da Europa

A Comissão Europeia apresentou hoje um pacote de medidas destinadas a preservar a competitividade da União Europeia, dado que a transição para energias limpas a nível mundial está a mudar os mercados da energia. As propostas hoje apresentadas têm três objetivos principais: dar prioridade à eficiência energética, alcançar a liderança mundial em energia de fontes renováveis e estabelecer condições equitativas para os consumidores.

Download do documento


30-11-2016

Plano de ação europeu no domínio da defesa

A Comissão Europeia adoptou hoje um plano de acção em matéria de defesa que propõe um Fundo Europeu de Defesa e outras medidas para apoiar a eficiência dos gastos dos Estados-Membros em capacidades militares conjuntas, o reforço da segurança dos cidadãos europeus e, bem assim, a promoção de uma base industrial competitiva e inovadora.

Download do documento