Carlos Coelho diz "temos de combater os traficantes e não os refugiados"

O Parlamento Europeu aprovou, hoje, uma resolução conjunta sobre migração e refugiados subscrita por Carlos Coelho. Destacam-se algumas políticas essenciais como Schengen, retorno de migrantes, segurança nas fronteiras externas e integração.

Carlos Coelho sublinha que "estes refugiados têm de ser reinstalados rapidamente. A União tem de unir esforços rapidamente para que o mecanismo de reinstalação comece a funcionar rapidamente e para que seja célere uma vez em funcionamento. Deve igualmente apoiar os Estados-Membros no acolhimento e processamento de pedidos de asilo". Segundo o Deputado social-democrata "situações como as que se vivem em KOS ou as irresponsabilidades que assistimos na Hungria apenas conduzem a tensões com as comunidades locais, mas também entre os Estados Schengen".

A propósito de Schengen, Carlos Coelho reitera que "a pedra fundamental de Schengen é a confiança mútua. Os Estados-Membros têm de melhorar a sua coordenação, têm de respeitar o acquis de Schengen, tem de respeitar os direitos fundamentais e os padrões europeus. Só assim podemos assegurar que não colocamos em risco a livre circulação!"

No que concerne à segurança, refere ainda que "é importante desfazer certos mitos. Os verdadeiros terroristas estão já na Europa ou, como referiu António Guterres recentemente, utilizam meios mais sofisticados para entrar. Não arriscam a vida. E já temos medidas no terreno para combate ao terrorismo. Nesta crise, no entanto, o que devemos realmente combater são os traficantes e não os refugiados!"

Por último, o Deputado sublinha o desempenho exemplar de Portugal que "é o segundo país da Europa com melhores políticas de Integração, tendo subido uma posição nos últimos anos. As últimas semanas provaram ainda, uma vez mais, que a sociedade civil e os portugueses são não só solidários como capazes de acolher os refugiados nesta crise que vivemos".