Carlos Coelho entrega Prémio Cidadão Europeu à Plataforma de Apoio aos Refugiados

A cerimónia oficial de entrega do Prémio Cidadão Europeu aos laureados decorreu no dia 11 de Outubro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Numa ocasião em que estiveram presentes o Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, e a Vice-Presidente responsável pela Chancelaria do Prémio, Silvie Guillaume, o Deputado Carlos Coelho entregou o galardão a Rui Marques, que representou a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).

O Deputado ao Parlamento Europeu que propôs a PAR para a atribuição deste Prémio, em conjunto com as deputadas Sofia Ribeiro e Marisa Matias, entregou a medalha alusiva a esta distinção numa cerimónia em Lisboa, em que representou o Parlamento Europeu, no passado dia 22 de Setembro.

Carlos Coelho recordou, nesta ocasião, que “o reconhecimento do contributo da PAR para o acolhimento de refugiados, para a mobilização da sociedade civil portuguesa para esta causa e para a defesa do ideal europeu de solidariedade justifica este Prémio, que muito me honrou propor e entregar. Quando alguns Estados europeus perderam tempo a justificar a sua recusa em acolher refugiados, Portugal deu um exemplo extraordinário, que nasceu da dinâmica das organizações da sociedade civil que se reúnem na PAR. O Prémio Cidadão Europeu simboliza a gratidão do Parlamento Europeu por este legado de exemplo, entrega e compromisso, mas também assinala a urgência de renovar os objectivos de partilha solidária do esforço de acolhimento de todos aqueles que fogem da guerra”.

O Prémio do Cidadão Europeu é uma distinção atribuída pelo Parlamento Europeu, desde 2008, a cidadãos ou organizações que tenham contribuído, de forma notável, para a promoção da integração e para a compreensão mútua entre os povos europeus. A primeira instituição portuguesa distinguida foi a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e, nos últimos dois anos, foram distinguidos, entre outros, o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e o Instituto Marquês de Valle Flôr, todos candidatados por Carlos Coelho.

A chancelaria do Prémio do Cidadão Europeu distinguiu 50 personalidades e instituições europeias, entre as quais dois candidatos portugueses: a PAR e a jornalista Teresa de Sousa.

Recorde as declarações de Carlos Coelho no momento em que foi deliberada a atribuição do Prémio Cidadão Europeu à PAR aqui.