Carlos Coelho questiona Comissário Ansip sobre o Número de Emergência Europeu (112)

Decorreu hoje, em Bruxelas, a audição ao Comissário indigitado Andrus Ansip responsável pela pasta do Mercado Único Digital.

 

Carlos Coelho, Membro efectivo da Comissão do Mercado Interno e Protecção dos Consumidores, questionou o Comissário-indigitado sobre o Número de Emergência Europeu (112), ressalvando que "nos dois últimos mandatos da Comissão Europeia foram poucos os progressos relativamente ao 112sendo a implementação da Directiva relativa ao Serviço Universal (2009/136/CE) problemática".

 

O social-democrata frisou nomeadamente:

 

- os significativos obstáculos nos critérios de localização do chamador no que respeita ao  tempo e à precisão da localização;

- a insuficiência da informação fornecida aos cidadãos sobre o 112: apenas 27% dos cidadãos europeus conhecem o número de emergência europeu 112.

 

"Há ainda muitos progressos a fazer e é premente debruçarmo-nos sobre esta matéria se queremos promover a segurança e bem-estar dos nossos cidadãos", afirmou o eurodeputado.

 

Carlos Coelho colocou duas questões concretas directamente ao Comissário-indigitado:

 

1- "Tendo em consideração o seu papel como o Vice-Presidente para o Mercado Único Digital, e o enfoque dado pelo Presidente Jean-Claude Juncker à Agenda Digital, pode o Sr. Comissário confirmar que os serviços de emergência e o número de emergência europeu 112 serão uma prioridade no âmbito do mercado único digital da UE?

 

2- O que será feito concretamente pela Comissão Europeia nesta matéria?

 

O Deputado do PSD Carlos Coelho foi o único Deputado português a integrar a Plataforma "MEP 112 Champions" (a que se juntou recentemente a Deputada Ana Gomes) em que os Deputados se comprometem a apoiar e promover a utilização eficiente número europeu de emergência 112 no seu país.

 

 Em Fevereiro, por ocasião da celebração do Dia Europeu do 112 Carlos Coelho tinha já subscrito uma Carta aberta criticando a Vice-Presidente Neelie Kroes e sublinhando a insuficiência de medidas na implementação do 112 por parte da Comissária Europeia responsável pela matéria.