Dia Europeu do 112 - Carlos Coelho promove Número de Emergência Europeu

Comemora-se hoje, em toda a Europa, o Dia do Número de Emergência Europeu - 112.

Tal como noutros anos, por ocasião do Dia Europeu do 112, a Associação Europeia de Emergência (EENA) propõe um tema para as atividades promocionais e educativas que este ano é dedicado às "Chamadas Falsas".

Para a EENA a questão das "chamadas falsas" poderia ser destaque em 2015: todos os serviços de emergência são afectados por falsas chamadas de emergência que desviam os serviços de emergência das pessoas que possam estar em situações de risco de vida e que precisam de ajuda urgente. Pode significar a diferença entre a vida e a morte para alguém em apuros.

O Deputado do PSD Carlos Coelho apoiou desde o início esta iniciativa sendo Membro fundador da Plataforma "MEP 112 Champions" em que os Deputados se comprometem a apoiar e promover a utilização eficiente número europeu de emergência 112 no seu país.

Para o efeito uma das várias iniciativas do eurodeputado social-democrata para sensibilizar em Portugal o uso deste serviço, foi a realização do "Minuto Europeu" dedicado ao 112 que conta já com um grande destaque nas redes sociais.

http://www.carloscoelho.eu/videos/minuto-europeu-no-17-112-numero-de-emergencia-europeu

Em Janeiro de 2015, juntamente com outro colega parlamentar Carlos Coelho endereçou uma Carta ao Comissário Günther Oettinger a sensibilizar o recém-empossado Comissário para esta causa.

Carlos Coelho recordou que apenas 27% dos cidadãos europeus identificam o 112 como o número a ser chamado em caso de emergência em toda a UE, sendo a informação sobre o número de emergência europeu 112 escassa.

Carlos Coelho havia precisamente há um ano dirigidas fortes críticas ao insuficiente e lamentável trabalho da Comissão Europeia neste domínio especialmente no que se respeita à localização de chamadas.

Várias iniciativas estão a ter lugar por vários países da Europa para sensibilizar os cidadãos europeus para o 112.

Em Portugal estão a ser promovidas acções pela Polícia de Segurança Pública (PSP), através de um conjunto de iniciativas nas escolas.