Carlos Coelho saúda reabertura do caso CIA no Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, uma resolução que mandata a Comissão LIBE a retomar o seu inquérito sobre alegada Utilização pela CIA de Países Europeus para o Transporte e a Detenção Ilegal de Prisioneiros.

Carlos Coelho, que presidiu à Comissão Temporária de 2006 sobre os chamados "Voos CIA", votou favoravelmente esta resolução.

O Deputado, em declaração de voto, foi claro ao afirmar que, à luz do relatório do Senado norte-Americano, "tanto Estados-Membros como os Estados Unidos mentiram em 2007". Notou também que "fica ainda claro que há factos ainda por esclarecer e responsabilidades por apurar. Não menos importante, e em linha com a Resolução deste Parlamento de Setembro de 2012, fica também claro que, respeitando a separação de poderes e o Estado de Direito, há ainda trabalho a desenvolver para que situações como estas não se voltem a repetir."

O Social-democrata termina considerando que "depois do histórico relatório do Senado norte-americano ninguém compreenderia que o PE fingisse que nada tinha acontecido"