Maria da Graça Carvalho reivindica um maior envolvimento de Portugal no Plano Solar Mediterrânico

Maria da Graça Carvalho participou ontem, em Bruxelas, na 3ª Conferência Europeia sobre as Políticas de Energias Renováveis com a presença da Comissária Europeia para as Relações Externas, Benita Ferrero-Waldner.

A eurodeputada portuguesa, fez uma intervenção no painel "Plano Solar Mediterrânico", um plano assumido como uma prioridade da UE em 2008 que prevê a instalação em torno do Mediterrâneo, até 2020, de 20 GW de aproveitamentos solares (fotovoltaico e concentradores solares), contribuindo, a nível global, para a protecção do clima e para uma maior segurança no abastecimento.

Na sua intervenção, Maria da Graça Carvalho, declarou que "Portugal devia desempenhar um papel protagonista no Plano Solar Mediterrânico, por três motivos principais: Intensidade Solar, Capacidade Técnica e Científica através das suas Universidades e Centros de Investigação. De facto, a região de maior intensidade solar de Europa é o Baixo Alentejo. Esta região também detém uma grande experiência de instalações de energia solar, contando com a Central Solar de Moura, a terceira maior central do mundo, e com a de Serpa que já foi a maior do mundo em 2007 quando foi inaugurada e que produz energia suficiente para alimentar oito mil habitações e permitir a poupança de mais de 30 mil toneladas em emissões de gases. Actualmente, uma terceira central solar, que promete ser a maior do mundo, está a ser planeada em Odemira com 2000 megawatts e que exportará electricidade verde para a Europa do Norte".

A eurodeputada declarou ainda que "a implementação deste Plano deveria contar com a experiência da Comissão Europeia na gestão de grandes projectos e consórcios adquirindo um maior protagonismo em todo o processo. Aspectos como a divulgação da informação, processos de candidatura, processos de selecção e eventuais participações de outras entidades no projecto como universidades, são fundamentais para a envolvência de todos os países Mediterrânicos e sul de Europa".

Também sublinhou que "Para este plano solar funcionar é essencial que sejam reforçadas as redes de electricidade Portugal-Espanha e Portugal-França".

"O sector das energias renováveis é um motor fundamental para a criação de uma economia sustentável". A Conferência Europeia sobre as Políticas de Energias Renováveis é considerada a mais importante conferência europeia sobre o tema. Esta conferência representa uma oportunidade única para que a Indústria das Energias Renováveis, o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia discutam as acções que serão levadas a cabo no futuro para favorecer o desenvolvimento de uma economia sustentável baseada na Industria da Energia.