Nuno Teixeira defende estratégia europeia para o desenvolvimento das regiões com desvantagens naturais

O Deputado ao Parlamento Europeu falou ontem no hemiciclo sobre a necessidade de se definir com mais precisão o nível de desenvolvimento das regiões europeias que conhecem constrangimentos naturais e geográficos e que, em razão destes, vêem o seu desenvolvimento económico e social gravemente afectado.

 

Nuno Teixeira defende que "Uma especial atenção deve ser concedida às regiões mais desfavorecidas, como o são as regiões de montanha, insulares e de fraca densidade populacional. É pertinente recorrer a outros critérios capazes de fornecer um quadro mais real do seu nível de desenvolvimento, como o são a taxa de desemprego, a densidade populacional, ou o nível de educação, por exemplo".

 

O Parlamento Europeu vota hoje uma resolução que visa desenvolver uma estratégia para promover o desenvolvimento económico e social das regiões com desvantagens naturais. Neste contexto, o eurodeputado madeirense recorda que "Também as Regiões Ultraperiféricas conhecem dificuldades estruturais permanentes em razão das suas características físicas e geográficas e que é necessário determinar o grau de desenvolvimento de cada região ultraperiférica através do recurso a vários indicadores que sejam capazes reflectir a sua realidade e as suas especificidades".

 

Nuno Teixeira acrescenta que "Apenas com um conhecimento completo da realidade social e económica de cada região será possível definir com rigor o seu nível de desenvolvimento, e, consequentemente, assinalar as suas necessidades e as suas dificuldades, para determinar correctamente a concessão dos apoios financeiros."

 

A proposta de resolução surgiu no seio dos trabalhos da comissão parlamentar para o Desenvolvimento Regional, na qual Nuno Teixeira é membro efectivo e visa responder aos desafios do objectivo da coesão territorial das regiões europeias, na sequência da entrada em vigor do Tratado de Lisboa.