Refugiados: Salvar vidas, vias legais de acesso e luta contra o crime

O Parlamento Europeu discutiu hoje a luta contra a imigração ilegal e o tráfico de seres humanos no Mediterrâneo.

Carlos Coelho, no hemiciclo notou que "lutar contra a imigração ilegal e o tráfico de seres humanos tem de ser uma prioridade. Mas o grande desafio do Mediterrâneo está no fluxo de refugiados que fogem da guerra e sobre os quais nós temos um dever de proteção".

O negociador pelo PPE da nova Agência Europeia para o Asilo lembrou que "dezenas de milhares de pessoas morreram, nos últimos anos, a procurar refúgio no nosso continente. A discussão honesta sobre o Mediterrâneo tem de centrar-se na resposta à crise humanitária, na luta contra o tráfico de seres humanos e na criação de vias legais de acesso".

Carlos Coelho sublinhou, ainda, que "foi por isso que em 2013 impusemos que Busca e Salvamento fossem prioridades nas operações da Frontex e que capacitámos melhor esta agência e a Europol para o combate ao tráfico. Mas foi também por isso que, recentemente, este Parlamento aprovou a sua posição para um mecanismo de reinstalação de refugiados de países terceiros e para o novo Regulamento de Dublin".

O Social-Democrata concluiu, por fim que “o Parlamento teve razão quando insistiu numa abordagem holística. Salvar vidas, vias legais de acesso e luta contra o crime. Estas têm de ser todas, sem exceção, as nossas prioridades”. 

Assista AQUI à intervenção do Deputado Carlos Coelho, no Plenário do Parlamento Europeu.