Situação na Indonésia: Carlos Coelho apela ao espírito de tolerância e invoca Timor-Leste

O Deputado do PSD Carlos Coelho manifestou, em Estrasburgo, preocupação "com a continuada expressão de fenómenos de violência contra populações civis indefesas em nome de disputas regionais ou religiosas.  Cada vida é para nós importante e sagrada, mas a situação na Indonésia já fez milhares de mortos.

 

Deploramos, acrescentou Carlos Coelho, a incitação à chacina de cristãos por dirigentes mulçumanos radicais e oferecemos o exemplo de tolerância e espírito democrático que nos é proporcionado por Timor-Leste:  Num território em que mais de 95% da população se identifica com a Igreja católica o actual Primeiro Ministro é, sem qualquer problema e após eleições democráticas, um muçulmano.

Apreciamos as iniciativas da Presidente indonésia relativamente à normalização das relações com Timor-Leste e com Portugal e não passou em claro o gesto simbólico da sua presença na inauguração do último evento cultural realizado na Indonésia com o apoio da Embaixada de Portugal".

Carlos Coelho apelou ao Governo Indonésio "para prosseguir as acções que permitam proteger as populações e identificar e punir os responsáveis pelas violações dos direitos do Homem.  A impunidade não pode ser regra sobretudo quando, como nalguns casos já se provou, estejam envolvidos agentes das forças militares ou policiais".

O Deputado social democrata apelou ainda "ao governo indonésio para prosseguir na tentativa de encontrar soluções políticas para os diferendos que existem.  Respeitamos a intenção de preservar a unidade do território mas insistimos na necessidade de se encontrarem outras soluções que não o mero uso da força para lidar com as diferenças étnicas, religiosas e regionais que agitam a vida naquele Estado".

Carlos Coelho exortou "a Comissão de Direitos do Homem da ONU a não persistir num inexplicável silêncio face ao que se passa na Indonésia".