Uma política externa mais capacitada

O Parlamento Europeu debateu o novo mecanismo de suspensão de vistos.

Carlos Coelho começou por salientar a importância deste novo mecanismo para "as relações externas da União, permitindo maior cooperação com Estados terceiros. Cooperação que se reveste de particular importância no que respeita aos países vizinhos. Aliás, a liberalização de vistos com a Geórgia e a Ucrânia - que este parlamento já aprovou - é exemplo paradigmático”.

O Social-democrata continuou sublinhando que "a aprovação deste mecanismo de suspensão vai contribuir para mais segurança, permitindo suspender a isenção no caso de aumento substancial de permanências irregulares. Bem assim, esta suspensão também será possível no caso de desrespeito dos direitos humanos no Estado-terceiro. De igual importância é a maior flexibilidade do mecanismo, conferindo uma maior e mais rápida capacidade de reação".

O Deputado do PSD concluiu dirigindo-se ao Conselho: "é tempo do Conselho desbloquear a liberalização de vistos com a Geórgia e com a Ucrânia. Não só os requisitos estão cumpridos, como é evidente a sua importância para a política externa.".