Quer vir para Bruxelas

Visitas ao Parlamento Europeu


O Parlamento orgulha-se de ser a Instituição europeia mais transparente e aberta aos cidadãos. Com efeito, o Parlamento Europeu é a única Instituição que reúne e delibera em público. Os seus debates, pareceres e resoluções são publicados no Jornal Oficial da União Europeia.

No âmbito dessa política de transparência, é possível visitar o PE, individualmente ou em grupo, em qualquer uma das sedes, mesmo quando decorrem as Sessões Plenárias.

1. Quem pode visitar o Parlamento Europeu ?

Qualquer pessoa, individualmente ou em grupo.

É necessário ser convidado por um Deputado ou contactar o sistema de visitas do Serviço de Visitas do Parlamento Europeu. (e-mail vissem-en@europarl.europa.eu tel: 32.2.2843234 ou fax: 32.2.2843530/33.3.88175184; ou através do formulário: http://www.europarl.europa.eu/visiting/pt/visits/chamber-tour-for-groups/book_a_group_visit.html).

No caso dos deputados do Grupo Europeu do PSD, para a legislatura 2014-2019, os pedidos de visita são distribuídos, regra geral, geograficamente:

Paulo Rangel

Porto, Aveiro, Leiria

Fernando Ruas

Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra

Sofia Ribeiro

Açores, Évora, Portalegre

Carlos Coelho

Santarém, Área Metropolitana de Lisboa, Área Oeste de Lisboa, Setúbal

Cláudia Aguiar

Madeira, Faro, Beja

José Manuel Fernandes

Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real

 

Além da possibilidade deste convite, o Parlamento Europeu organiza também visitas audio-guiadas do hemiciclo do Parlamento Europeu, em Bruxelas, que terão lugar de segunda a quinta-feira às 10h00 e às 15h00. Às sextas-feiras, apenas às 10h00. Não se realizam visitas nos dias feriados. Não é necessário reservar.  Estas visitas estão destinadas a pessoas a título individual e não a grupos.

Poderá ainda visitar o Parlamentarium, o centro de visitas em Bruxelas, aberto todos os dias, excepto 1 de janeiro, 1 de Maio, 1 de Novembro, 24, 25 e 31 de Dezembro (para mais informação: http://www.europarl.europa.eu/visiting/pt/visits/parlamentarium.html)

É necessário ser convidado por um Deputado ou contactar o sistema de visitas do Serviço de Visitas do Parlamento Europeu. (e-mail vissem@europarl.eu.int tel: 32.2.2843234 ou fax: 32.2.2843530/33.3.88175184).

Além da possibilidade deste convite, o Parlamento Europeu organiza também visitas audio-guiadas do hemiciclo do Parlamento Europeu, em Bruxelas, que terão lugar de segunda a quinta-feira às 10h00 e às 15h00. Às sextas-feiras, apenas às 10h00. Não se realizam visitas nos dias feriados. Não é necessário reservar.  Estas visitas estão destinadas a pessoas a título individual e não a grupos.

2. Quando ?

É possível visitar o Parlamento Europeu em qualquer altura, logo que combinado previamente com o Deputado que convida o grupo, ou com o serviço de visitas do PE, consoante os casos.

Durante os períodos de sessão plenária, o número de visitantes está limitado a 40 pessoas por grupo. Cada grupo deve comportar, no mínimo, 20 participantes, sendo 14 anos a idade mínima requerida.

3. Onde ?

O Parlamento Europeu acolhe grupos de visitantes nos seus três locais de trabalho :

  • Bruxelas,
  • Luxemburgo (Secretariado-Geral) e
  • Estrasburgo.

4. Como ?

A visita dura aproximadamente de uma a três horas e inclui, no seu programa, uma conferência, seguida de debate, sobre o papel e o funcionamento do PE, apresentada por um funcionário da instituição. Quando a visita coincide com a sessão plenária, está prevista uma passagem pela galeria do Hemiciclo para assistir em directo ao debate dos parlamentares.

Quando o grupo se desloca a convite de um Deputado, é comum haver um espaço de debate para o Deputado e os seus convidados.

Fora do período de sessão, o programa inclui uma visita aos edifícios ocupados pelo Parlamento Europeu e ao Hemiciclo, bem como uma sessão de vídeo.

5. Quem contactar para mais informação ?

Se desejar conhecer as várias modalidades de visita ao Parlamento Europeu, convidamo-lo a contactar:

Para o Luxemburgo :

PARLAMENTO EUROPEU
Gabinete de Informação do Luxemburgo
7, rue du Marché-aux-HerbesL-2929 Luxembourg
Fax +352/4300 22704
Email: epluxembourg@europarl.europa.eu

Para Bruxelas :

PARLAMENTO EUROPEU
Parlamentarium
rue Wiertz - Wierzstraat
B - 1047 Bruxelas
Fax 0032 2 284 35 30

Para Estrasburgo :

PARLAMENTO EUROPEU
Gabinete Informação de Estrasburgo
Allée du Printemps
F-67070 STRASBOURG Cedex
Fax 00 33 3 88 17 51 84
Email: epstrasbourg@europarl.europa.eu

Caso prefira o email, existe um email geral para as visitas, independentemente das sedes: vissem-en@europarl.europa.eu

Para contactar os Deputados europeus, carregue aqui