Iniciativas diplomáticas para salvar Asia Bibi

13 de Novembro, 2014

No passado dia 16 de outubro, o Tribunal de Recurso de Lahore, no Paquistão, confirmou a sentença de morte de Asia Bibi, mãe de uma família cristã de cinco filhos, acusada de blasfémia por ter bebido água de um poço reservado a muçulmanos.

Se, por um lado, o recurso apresentado ao Supremo Tribunal do Paquistão e, em última instância, a intervenção do Presidente podem evitar a condenação de Asia Bibi à pena de morte, por outro, as tensões exercidas pelos extremistas religiosos tornam incerta a concessão de indulto por parte das autoridades paquistanesas.

A mobilização a nível local aumenta, colocando muitas vezes em risco a vida daqueles que usam a palavra para defender a mãe de família paquistanesa. Por conseguinte, este caso bastante emblemático requer uma forte mobilização internacional, podendo a União Europeia desempenhar um papel fulcral nesse processo.

A União Europeia tem o dever de se mobilizar para defender os valores de tolerância e de liberdade de religião em todo o mundo.

Pode a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança indicar que iniciativas diplomáticas de emergência pretende a União Europeia tomar em relação ao Paquistão para que possa ser concedido indulto a Asia Bibi?