Eleições Europeias 2004



1. Eleições Europeias 2004

 

Pela quinta vez os Portugueses elegeram os seus representantes no Parlamento Europeu.
450 milhões de cidadãos europeus foram chamados a escolher os seus 732 representantes, em 25 Estados Membros.

O Parlamento Europeu é a única instituição europeia directamente eleita. Por isso, o aumento (mesmo que limitado) da taxa de abstenção, não pode deixar de nos preocupar.

No âmbito da preocupação permanente de informar os cidadãos portugueses, este dossier reúne um conjunto de informações sobre as eleições europeias.

Além de uma análise dos diferentes métodos de votação e de escrutínio que se aplicam nestas eleições, poderá encontrar uma análise pormenorizada dos resultados das eleições europeias dividida em três partes :

 
 
  a União Europeia : os resultados nos 25 Estados Membros, uma análise do sentido do voto, um quadro comparativo da abstenção nos Estados Membros e a sua evolução desde 1979, data da primeira eleição directa do PE.
     
 

Portugal : o quadro dos resultados nacionais 2004 com uma tabela comparativa com os resultados das europeias anteriores, assim como uma análise da taxa de abstenção nas eleições europeias e nas outras eleições desde 1974.

     
 

o novo Parlamento Europeu : o quadro da representação dos partidos políticos no hemiciclo do PE, com os resultados gerais por Estado Membro e por partido político, assim como a representação feminina no plenário.