Europa em Directo

Todos sabemos bem que há um défice de informação relativamente às questões europeias.

Com o "Europa em Directo" passa a dispor em formato digital um conjunto de informação sobre as diferentes temáticas da UE, tais como notícias, actas e resumos de reuniões oficiais, dados estatísticos, relatórios ou outros documentos oficiais de todas as instituições europeias.

As informações estão disponíveis, sempre que possível em português, ou numa das línguas oficiais da União Europeia, preferencialmente inglês e francês.

Abaixo poderá verificar os temas abrangidos pela "Europa em Directo" e seleccionar as áreas consoante os seus interesses.

Se pretender receber o Europa em Directo pode inscrever-se aqui


22-03-2018

Emprego aumenta em 80% das regiões da UE

Em 2016 e em comparação com o ano anterior, 231 regiões da UE (84 %) viram o seu emprego aumentar. O crescimento do emprego variou em grande medida nas regiões da UE e no interior dos países. No total, nas regiões da UE, o crescimento do emprego foi de 1,2 % em 2016. Naquele ano, em Portugal, o emprego cresceu em todas as regiões do país.

Download do documento


22-03-2018

Carlos Coelho apresenta Relatório sobre Contratação Pública Europeia

Junto envio nota à imprensa sobre apresentação hoje, na Comissão do Mercado Interno e da Protecção dos Consumidores, do Relatório sobre a Contratação Pública Europeia, do qual Carlos Coelho é o relator do PE

Download do documento


22-03-2018

Grandes fomes parcialmente evitadas em 2017 mas segurança alimentar mantém-se em situação crítica

O Relatório mundial sobre crises alimentares indica que os principais riscos de fome foram evitados em 2017 nos quatro países declarados em risco no início daquele ano: Iémen, Somália, Sudão do Sul e Norte da Nigéria. O relatório revela que, em 2017, quase 124 milhões de pessoas enfrentaram situações de insegurança alimentar ou pior. O relatório conclui que, no futuro, é provável que as crises alimentares se tornem mais agudas, persistentes e complexas.

Download do documento


21-03-2018

Novo regime fiscal para as empresas digitais

A Comissão Europeia propôs hoje novas regras para garantir que as atividades empresariais digitais são tributadas de uma forma justa e favorável ao crescimento na UE. Com estas medidas, a UE tornar-se-á um líder mundial em matéria de conceção de legislação fiscal adaptada à economia moderna e à era digital

Download do documento


21-03-2018

Relações comerciais entre a UE e o Reino após o Brexit

Este estudo analisa as várias opções para as futuras relações comerciais entre a UE e o Reino Unido, após o Brexit. A escolha é entre uma união aduaneira / acordo de livre comércio, ou a continuação da participação no mercado interno através do EEE ou um acordo equivalente. O estudo analisa ainda os efeitos do Brexit na participação do Reino Unido nos acordos comerciais concluídos pela UE. Apesar de uma série de complexidades, o estudo conclui que essa participação não é automática, mas sujeita a negociação. Estudo elaborado pelo Departamento das Relações Externas do Parlamento Europeu a pedido da Comissão do Comércio Internacional (versão inglesa, 52 págs).

Download do documento


21-03-2018

Resumo da Sessão Plenária do Parlamento Europeu

Encontre aqui as principais decisões e debates do Parlamento Europeu na sessão Plenária de 12 a 15 de Março de 2018, em Estrasburgo.

Download do documento


19-03-2018

O papel da educação para a inclusão de estudantes imigrantes

Relatório publicado hoje, confirma a necessidade de promover uma educação inclusiva e valores comuns. As principais conclusões do relatório sublinham que os estudantes imigrantes lutam para se integrar nas escolas em muitos Estados-Membros, muitas vezes devido ao estatuto socioeconómico mais baixo e às barreiras linguísticas. Relatório publicado pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), a pedido da Comissão Europeia (Versão Inglesa, 298 págs).

Download do documento


19-03-2018

Viajar na UE com as suas assinaturas digitais

Em conformidade com o acordo a que chegaram os negociadores do Parlamento Europeu, dos Estados-Membros e da Comissão Europeia, os Europeus estarão em breve em condições de utilizar plenamente as suas assinaturas em linha de filmes, eventos desportivos, livros eletrónicos, jogos de vídeo ou música quando viajam no interior da UE, sem receio de custos elevados ou de perder os episódios da sua preferência.

Download do documento


19-03-2018

Comércio internacional de mercadorias da área do euro com excedente de 3,3 mil milhões de euros

A primeira estimativa para a área do euro referente às exportações de mercadorias para o resto do mundo em janeiro de 2018 foi de 178,6 mil milhões de euros, um aumento de 9,1% em comparação com janeiro de 2017 (163,7 mil milhões de euros). As importações do resto do mundo alcançaram o valor de 175,4 mil milhões de euros, um aumento de 6,3% em comparação com janeiro do ano passado (165 mil milhões de euros). Em resultado, a área do euro registou um excedente de 3,3 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com o resto do mundo em janeiro deste ano, em comparação com um défice de 1,4 mil milhões de euros que se registou em janeiro de 2017.

Download do documento


19-03-2018

Produção na construção sobe 2,2 % em Portugal

Em janeiro deste ano, em comparação com janeiro de 2017 e em valores corrigidos de sazonalidade, a produção no setor da construção diminuiu 2,2% na área do euro e 2,1% na UE e aumentou em Portugal 2,2%, segundo as primeiras estimativas do Eurostat. Em dezembro de 2017, a produção no setor da construção aumentou 0,7% na área do euro, 1% na UE e 2,3% em Portugal. Em termos homólogos, ou seja em comparação entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018, a produção industrial aumentou 3,7% na área do euro, 2,5% na UE e 3% em Portugal.

Download do documento


15-03-2018

Erasmus+ agora também virtual

A Comissão Europeia lançou, hoje, o Erasmus+ Virtual Exchange, um projeto tendente a promover o diálogo intercultural e a melhorar as competências de pelo menos 25.000 jovens através de ferramentas de aprendizagem digitais ao longo dos próximos dois anos. O projeto abrange os 33 países participantes no programa Erasmus+ e a região do Sul do Mediterrâneo, nomeadamente a Argélia, o Egito, Israel, a Jordânia, o Líbano, a Líbia, Marrocos, a Palestina, a Síria e a Tunísia.

Download do documento


15-03-2018

Europa promove hábitos alimentares saudáveis nas escolas

Ao abrigo do regime de distribuição nas escolas da UE, mais de 30 milhões de crianças em toda a UE recebem leite, fruta e legumes. Além destes produtos, o regime da UE de distribuição nas escolas promove hábitos alimentares saudáveis junto das crianças e inclui programas educativos específicos sobre a importância de uma boa nutrição e a forma como os alimentos são produzidos.

Download do documento


15-03-2018

Quadro Europeu para a Qualidade e a Eficácia da Aprendizagem

A Comissão Europeia adotou, hoje, um Quadro Europeu para a Qualidade e a Eficácia da Aprendizagem, que define critérios fundamentais para os programas de aprendizagem. O Quadro é uma concretização das Comunicações “Uma Nova Agenda de Competências para a Europa” e “Investir na Juventude da Europa” e contribui também para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Download do documento


14-03-2018

Comissão Europeia quer redução do crédito malparado no setor bancário

A Comissão propôs, hoje, um pacote ambicioso e abrangente de medidas destinadas a reduzir o crédito malparado na Europa, a partir dos progressos significativos já realizados em matéria de redução de riscos no setor bancário. O pacote complementa os trabalhos relativos à União dos Mercados de Capitais e constitui um passo essencial para a conclusão da União Bancária, uma das prioridades imediatas acordadas pelos líderes da UE para reforçar a União Económica e Monetária Europeia.

Download do documento


14-03-2018

Comissão Europeia apresenta novas acções para a agenda Europeia da Migração

Relatório apresentado, hoje, pela Comissão Europeia sobre os progressos efetuados no âmbito da Agenda Europeia da Migração onde define novas ações fundamentais a levar a efeito, incluindo as estabelecidas no roteiro da Comissão de dezembro de 2017, rumo a um acordo global sobre as migrações em junho de 2018.

Download do documento


14-03-2018

Tornar a política de vistos da UE mais forte, eficaz e segura

A Comissão propôs, hoje, uma reforma da política comum da UE em matéria de vistos, a fim de adaptá-la às novas preocupações de segurança, aos desafios suscitados pela migração e às novas oportunidades proporcionadas pela evolução tecnológica.

Download do documento


14-03-2018

Comissão Europeia propõe a mobilização de fundos adicionais para os refugiados da Síria

A Comissão estabeleceu, hoje, o enquadramento jurídico aplicável à segunda parcela de três mil milhões de EUR, como previsto na Declaração UE-Turquia, com mil milhões de EUR provenientes do orçamento da UE, para apoio aos refugiados da Síria.

Download do documento


13-03-2018

Comissão Europeia cria Autoridade Europeia do trabalho

A Comissão apresentou uma proposta de criação de uma Autoridade Europeia do Trabalho Europeu, tal como anunciado pelo Presidente Juncker no seu Discurso sobre o Estado da União de 2017, bem como uma iniciativa para garantir o acesso à proteção social a todos os trabalhadores, sejam eles por conta de outrem ou por conta própria.

Download do documento


13-03-2018

Horizonte 2020 premeia projeto português de património cultural

A Comissão Europeia divulgou os últimos resultados da 2.ª Fase do Instrumento PME do programa de Investigação Horizonte 2020, que contemplou 57 PME de 17 países europeus, entre os quais Portugal. A Signium Gestão de Património Cultural, sediada em Rio Caldo, Terras de Bouro (Paredes), vai receber um financiamento de 880 mil euros, do Conselho Europeu de Inovação, financiado pelo programa Horizonte 2020, pela criação do projeto XPECAM.

Download do documento


12-03-2018

Eurobarómetro revela que os portugueses olham para a Europa com mais confiança

Relatório sobre a opinião pública em Portugal relativamente à União Europeia, confirma a evolução positiva na opinião pública nacional nos últimos três anos. O desemprego continua a ser a principal preocupação ao nível nacional para os Portugueses, seguido pela saúde e apoios sociais. A situação económica surge como terceira preocupação. No que se refere à perceção da União Europeia, 53 % dos portugueses consideram que esta transmite uma imagem positiva. A esmagadora maioria dos portugueses (81%) sente-se cidadão da União Europeia. Os portugueses estão também entre os europeus mais favoráveis à imigração. (Versão Portuguesa, 14 págs).

Download do documento


12-03-2018

Sistema de alerta rápido europeu melhora protecção dos consumidores

Relatório publicado, hoje, pela Comissão Europeia sobre o sistema de alerta rápido para os produtos perigosos. O relatório demonstra que, em 2017, as autoridades nacionais utilizaram o sistema de alerta rápido com mais frequência, tendo feito circular mais de 2.000 alertas sobre produtos perigosos, por intermédio do sistema. Os brinquedos, por exemplo vários modelos do popular fidget spinner, os veículos automóveis e os motociclos, figuram no topo da lista dos produtos perigosos detetados e retirados do mercado.

Download do documento


12-03-2018

Rumo a uma União dos Mercados de Capitais

A Comissão Europeia deu, hoje, um passo importante para o desenvolvimento de uma União dos Mercados de Capitais ao promover fontes de financiamento alternativas e ao eliminar obstáculos aos investimentos transfronteiras. As propostas hoje apresentadas estimularão o mercado transfronteiras para fundos de investimento, promoverão o mercado da UE das obrigações cobertas como uma fonte de financiamento de longo prazo e proporcionará aos investidores uma maior segurança no contexto das operações transfronteiras de valores mobiliários e de créditos.

Download do documento


08-03-2018

O estado de Schengen e a livre circulação: Carlos Coelho apresenta relatório

Junto envio nota à imprensa sobre a apresentação, hoje, pelo Deputado Carlos Coelho, do 1º relatório sobre o Estado de Schengen no qual exige o cumprimento do acervo de Schengen, o regresso à normalidade da liberdade de circulação e a justificação para a prorrogação dos controlos nas fronteiras internas.

Download do documento


08-03-2018

O futuro do espaço Schengen: Desenvolvimentos e desafios desde 2016

O presente estudo faz um balanço dos principais desenvolvimentos ocorridos no quadro da governação de Schengen desde 2016. Analisa a legitimidade das decisões de uma série de Estados em manter os controlos nas fronteiras internas. Além disso, avalia as mais recentes propostas no domínio dos controlos policiais à luz das normas da UE. O documento também questiona a legalidade dos muros e vedações recentemente erguidos nas fronteiras externas da UE e dentro do espaço Schengen. Estudo realizado pelo Departamento dos Direitos dos Cidadãos e Assuntos Constitucionais a pedido da Comissão LIBE. (Versão Inglesa, 90 págs).

Download do documento


08-03-2018

Comissão Europeia apoio um mercado financeiro mais competitivo e inovador

A Comissão Europeia revelou, hoje, um Plano de Ação sobre a forma de tirar partido das oportunidades geradas na área dos serviços financeiros (FinTech) pela inovação tecnológica. O Plano de Ação visa permitir que o setor financeiro utilize os rápidos avanços registados nas novas tecnologias, como a tecnologia de cadeia de blocos («blockchain»), a inteligência artificial e os serviços de computação em nuvem. Ao mesmo tempo, procura tornar os mercados mais seguros e de acesso mais fácil para os novos operadores.

Download do documento