Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (2007)

O Deputado Europeu social-democrata Carlos Coelho afirmou, em Estrasburgo, que "o princípio da igualdade e não discriminação é parte integrante do núcleo de direitos fundamentais que estão na base da UE".

Carlos Coelho pronunciava-se no quadro da adopção dum relatório sobre uma proposta de decisão do Parlamento e do Conselho sobre o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. "Esta proposta designa 2007 como o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, tendo em vista a promoção da igualdade e a eliminação de todas as formas de discriminação", disse.

Lembrando que " a ideia de organizar esta iniciativa resultou da avaliação dos resultados no Livro Verde sobre a Igualdade e Combate à Discriminação na União Europeia alargada, e que esta realização "permitirá promover a concretização de três prioridades: a informação e sensibilização; a análise e acompanhamento do impacto da legislação antidiscriminação; e o trabalho em rede entre grupos intervenientes", Carlos Coelho considera que esta campanha "deverá funcionar, também, como uma espécie de campanha de consciencialização que permita pressionar os Estados Membros, que continuam em falta, a proceder rapidamente à transposição das directivas".

Carlos Coelho sublinha que "é fundamental a promoção da igualdade de oportunidades de forma a alcançar uma sociedade e uma economia mais coesa, competitiva e dinâmica, colhendo os frutos da diversidade".