Carlos Coelho apoia Acordo UE/Albânia

O Deputado do PSD Carlos Coelho apoiou hoje, em Estrasburgo, o Acordo estabelecido entre a União Europeia e a Albânia, relativo à readmissão de pessoas que residam sem autorização.

Carlos Coelho recordou que "os Acordos de readmissão celebrados entre a Comunidade Europeia e países terceiros revestem-se de uma importância fundamental na estratégia europeia de combate à imigração ilegal.

Deste modo, acrescentou, e na sequência dos acordos de readmissão já celebrados com Hong Kong, Macau e Sri Lanka, surge este 4º acordo de readmissão que foi negociado e concluído entre a Comunidade Europeia e a Albânia, estando prevista a sua entrada em vigor até ao final deste ano ".

O Deputado social democrata sublinhou que "este acordo estabelece a obrigação da Albânia readmitir os seus nacionais que residam ilegalmente no território dos Estados Membros e reciprocamente impõe à União a obrigação de readmitir nacionais dos Estados Membros que residam ilegalmente no território da Albânia".

Carlos Coelho manifestou preocupação, com os problemas "com que a Albânia se virá certamente a deparar aquando da sua execução e para a necessidade de apoiar este país nesse esforço" e pediu "uma atenção muito especial às questões relacionadas com o apoio a ser prestado à reintegração, com vista a um regresso sustentável".