Novos Cartões de Cidadão aprovados

O Parlamento Europeu, aprovou hoje os novos cartões de cidadão e o seu reconhecimento por todos os Estados-Membros. Carlos Coelho é o negociador do Partido Popular Europeu (PPE) para este relatório.

No último verão, foram reportados dezenas de casos de portugueses que viram o seu cartão de cidadão recusado como meio de identificação, sobretudo na Alemanha. Com este novo regulamento, vamos impedir que situações destas se repitam.

Carlos Coelho sublinhou que “estamos a aprofundar a livre circulação, estamos a proteger melhor todos e estamos a reforçar a cidadania europeia. Com este novo Regulamento, iremos garantir que os problemas de reconhecimento desaparecem”.

O social-democrata lembrou que "o governo português terá dois anos para se preparar para esta mudança”. Contudo, assegurou o Deputado “os portugueses não terão custos adicionais e apenas terão de renovar o seu cartão de cidadão no fim do seu prazo de validade. Pessoas com mais de 70 anos, com cartões vitalícios, não serão obrigadas a fazê-lo”.