Carlos Coelho apoia novas tecnologias no número de emergência 112

Carlos Coelho assinou hoje em Bruxelas, em conjunto com outros Deputados de vários grupos políticos, entre eles o português José Inácio Faria, uma Declaração Parlamentar Escrita sobre “a adopção da evolução tecnológica nos serviços de chamada do número de emergência 112”.

A constante evolução tecnológica e o desenvolvimento dos mercados, nomeadamente no que se refere à Voz por Protocolo Internet (VoIP), que assenta em plataformas digitais que interagem com uma vasta gama de dispositivos conectados, estão a criar um número crescente de desafios técnicos e regulamentares para a capacidade de os cidadãos europeus continuarem a ter acesso, no futuro, ao número de emergência 112.

Os Deputados alertam para o facto de "os serviços de chamadas do número de emergência 112 apresentarem várias insuficiências, como, por exemplo, o baixo nível de conhecimento dos cidadãos europeus sobre a sua existência (apenas 27 %), as falhas na deteção da localização exata de quem liga para os serviços (2 km em média) e a tecnologia antiquada utilizada pelos serviços".

Para fazer face a esta situação, os Eurodeputados convidam a Comissão Europeia a:

A conceber um financiamento mais equilibrado para os serviços de chamada do número 112, em especial no que se refer aos programas relacionados com a acessibilidade, a deteção da localização exacta de quem liga para o serviço e a adoção de novas tecnologias”.

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.