Carlos Coelho contra sentença aplicada a Karma Samdrup

O Deputado Carlos Coelho subscreveu hoje a Declaração parlamentar sobre a sentença aplicada ao activista Karma Samdrup.

 

Karma Samdrup é um proeminente empresário e filantropo tibetano que foi sentenciado no dia 25 de Junho de 2010, pelo Tribunal popular da província de Xinjiang a 15 anos de prisão.

 

A detenção de Karma Samdrup é vista como uma tentativa de puni-lo pela defesa aberta dos seus dois irmãos, ambos os quais tinham repreendido publicamente um chefe da polícia local acusando os seus serviços de promoverem caças ilegais a animais em vias de extinção.

 

Estas sentenças inserem-se numa nova vaga de detenções e julgamentos que perseguem, pela primeira vez desde a Revolução Cultural, intelectuais, activistas e artistas tibetanos.

 

Karma Samdrup mantém sua inocência e diz ter sido torturado durante seis meses de detenção nua tentativa de forçar uma confissão por escrito da acusação de "saquear túmulos antigos".

 

Os eurodeputados co-signatários desta declaração exortam a as autoridades chinesas a libertar imediatamente Karma Sumdrup e os seus irmãos e a submeter o processo à apreciação de um Tribunal independente exortando, de igual modo, a China a cumprir as suas obrigações em matéria de direitos humanos, o que infelizmente continua a rarear na ditadura chinesa.