Um conjunto de Eurodeputados, de diferentes quadrantes políticos, entre os quais o Deputado do PSD Carlos Coelho subscreveram uma Declaração Parlamentar Escrita sobre "violência em jogos de Futebol e outros eventos desportivos"
O desporto, tornou-se uma das actividades humanas mais comuns. Além do aspecto da saúde, o desporto contribui para a inserção e a integração sociais, participa no processo de educação não formal, favorece os intercâmbios culturais e cria empregos na União Europeia.
Infelizmente, temos assistido a várias manifestações de violência ligadas ao desporto. Para os deputados " lutar contra a violência no desporto constitui um desafio para a União Europeia", defendendo a "necessidade de medidas fortes e decisivas para erradicar a violência no desporto"
Com a presente declaração, que faz explicita referência aos acontecimentos(e mortos) em Espanha, os Deputados, "convidam a Comissão Europeia a intervir e empreender acções decididas para promover o valor do desporto e erradicar todas as formas de violência, intolerância, racismo, xenofobia nos eventos desportivos".
Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto.