O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, uma resolução parlamentar sobre a eliminação e prevenção de todas as formas de violência contra mulheres e raparigas, que contou com o apoio do Deputado Carlos Coelho.
A violência contra as mulheres e raparigas continua a ser uma das mais graves violações dos direitos humanos a nível mundial, envolvendo vítimas e autores de todas as idades e estratos sociais.
Para Carlos Coelho "não pode existir qualquer tolerância para este tipo de situações, pelo que a União Europeia está firmemente empenhada em combater toda e qualquer forma de violência".
As mulheres têm sido as principais vítimas da violência em razão do sexo, o que constitui uma violação dos direitos fundamentais à vida, segurança, liberdade, dignidade e integridade física e emocional.
Para o social-democrata "deverá, assim, ser feito um especial investimento em termos de prevenção, a qual deverá incidir sobre domínios como a educação, o conhecimento, o desenvolvimento de redes e parcerias, bem como o intercâmbio de boas práticas" sendo "fundamental erradicar toda e qualquer forma de violência contra as mulheres e raparigas, o que requer uma abordagem coordenada e multissectorial, nomeadamente através da criação de uma estratégia europeia".
Carlos Coelho não quis deixar de frisar, de igual modo, a importância de reforçar a cooperação internacional e fomentar uma intervenção urgente no sentido de eliminar atitudes, práticas e costumes tradicionais nefastos, incluindo a mutilação genital feminina, os casamentos precoces e forçados e os crimes em nome da honra.