Carlos Coelho reúne com comunidade científica portuguesa para debater novas tecnologias e a relação da Ciência com a Política

Cinquenta cientistas portugueses de várias Universidades, Centros de Investigação e Laboratórios de todo o país reuniram com Carlos Coelho para debater o estudo "Antecipar o Futuro - Dez Tecnologias que podem mudar as nossas vidas" (Disponível para consulta e download em http://carloscoelho.eu/texts/view/antecipar-o-futuro). O debate, realizado a 6 de Janeiro no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, contou com a participação do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que prefaciou a edição portuguesa deste estudo, promovida por Carlos Coelho.

Na sessão de trabalho, aberta pelo Reitor da Universidade de Lisboa, Professor António Cruz Serra, discutiram-se os impactos societais das dez tecnologias e as respostas políticas e legislativas que estas exigem. Além disso, houve oportunidade para os cientistas portugueses reflectirem sobre outras inovações que podem colocar novos desafios à investigação e inovação e, por consequência, aos legisladores nacionais e europeus. Por fim, por proposta de Carlos Coelho, foi lançada uma rede que reúne cientistas portugueses, o Comissário Europeu e o Deputado ao Parlamento Europeu.

Carlos Coelho, que pertence ao painel do STOA - Science and Technology Options Assessment, recordou que "muitas vezes, ciência e política estão de costas voltadas" e que "a criação desta rede pretende contrariar essa realidade, colocando cientistas e decisores políticos mais próximos, de forma a melhorar a comunicação e informação sobre as oportunidades que a União Europeia oferece aos nossos investigadores". "Quanto mais informados estão os decisores políticos, mais capacitados estão para decidir" rematou.