Costa Neves apoia orçamento suplementar para a BSE

O Deputado do PSD Carlos Costa Neves apoiou hoje, em Bruxelas, uma proposta de orçamento suplementar para este ano, para fazer face aos custos adicionais decorrentes da crise da BSE, salientando, contudo, que "os 971 milhões de Euros, agora disponibilizados, são necessários mas não suficientes".

Para Costa Neves, que participou no debate no Plenário do Parlamento Europeu sobre a proposta de Orçamento Rectificativo e Suplementar 1/2001,  "a crise da BSE, as dificuldades dos produtores, a quebra de confiança dos consumidores, as exigências no domínio da segurança alimentar associadas à preservação da saúde pública, não se compadecem com respostas avulsas, com o adiamento de soluções, por evidentes que sejam os conflitos de interesses ou as dificuldades orçamentais. A delicadeza da situação justifica respostas rápidas e completas. Não se perpetue o clima de crise. Esta questão, acrescentou, tem de sair, rapidamente, da ordem do dia. Tenhamos a coragem de lhe pôr um ponto final que coincidirá com o restabelecimento da confiança dos cidadãos".

Costa Neves sublinhou que "não se pode confundir a corrente situação de emergência com a indispensável revisão de métodos de produção, a promover pela reforma da Política Agrícola Comum que não pode ser precipitada, realizada em plena crise ou pautada, exclusivamente, por considerações de ordem financeira ou "interesses" nacionais".

Para Costa Neves, o que está em causa "justifica que o Parlamento Europeu passe a ter efectiva capacidade de decisão quanto a todas as despesas agrícolas e justifica ainda uma ampla e profunda abordagem no Conselho de Estocolmo que espero seja feita".