Parlamento Europeu aprova resolução sobre o Tibete

O Parlamento Europeu aprovou hoje por esmagadora maioria uma Resolução sobre o Tibete cujo primeiro subscritor foi o Deputado europeu do PSD João de Deus Pinheiro, Vice-Presidente do Partido Popular Europeu.

Ver Resolução aqui

Nesta resolução o Parlamento Europeu solicita à Presidência em exercício da UE que envide esforços para encontrar uma posição comum da UE no que se refere à participação dos Chefes de Estado e de Governo e do Alto Representante da UE na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, prevendo a possibilidade de estes não participarem no caso de não ser reatado o diálogo entre as autoridades chinesas e Sua Santidade o Dalai Lama.

João de Deus Pinheiro considera fundamental que as instituições europeias tenham "uma posição comum em relação à participação dos líderes nas cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos, não colocando em causa a participação desportiva dos atletas que durante anos se preparam para este evento". Na sua opinião deve ser mantida alguma "pressão política sobre as autoridades chinesas no sentido de as levar ao diálogo com o Dalai Lama, a terminar com as repressões sobre manifestações e a permitir a liberdade de expressão a todos sem excepção".

Se a China não cumprir estas premissas, João de Deus Pinheiro admite a hipótese de nenhum dos Presidentes das três instituições europeias vir a estar presente nas cerimónias de abertura dos Jogos.