Parlamento Europeu: Carlos Coelho defende medidas mais duras contra a obesidade

A Sessão Plenária do Parlamento Europeu aprovou hoje um relatório sobre o combate à obesidade que contou com o apoio do Deputado do PSD Carlos Coelho.

Entre as principais medidas propostas destacam-se a proibição da venda nas escolas de alimentos e bebidas com elevado teor de gordura, sal ou açúcar, distribuição de fruta nas escolas promovida pela UE, obrigatoriedade de dedicar três horas semanais do horário escolar às actividades físicas e IVA inferior a 5% para frutas e legumes.

"Este Relatório é de extrema importância na medida em que solicita os Estados-Membros, as entidades locais e as autoridades escolares a controlar e melhorar a qualidade e as normas nutricionais das refeições nas escolas" sublinha Carlos Coelho.

Segundo o Deputado do PSD "é fundamental que seja sempre feita uma informação nutricional dos alimentos, porque, mais do que uma rotulagem clara e facilmente compreensível, os cidadãos europeus necessitam de elementos para fazerem escolhas saudáveis".

A aprovação deste documento, contou ainda com o voto positivo de Carlos Coelho à elaboração de indicadores europeus como a medida da cintura e outros que indiciem factores de risco associados à obesidade, pois entende que estes indicadores são "muito úteis na monitorização do grau de risco em que a população se encontra" relativamente a imensas doenças relacionadas com obesidade.

Carlos Coelho explica que a compreensão de como a "obesidade abdominal se distribui na população permite o planeamento de acções mais efectivas para a redução deste relevante problema de nutrição e saúde pública."

Segundo Carlos Coelho, há hoje "22 milhões de crianças com excesso de peso ou obesidade na UE." A obesidade é classificada como a "epidemia do século XXI" pela OMS e atinge países ricos e pobres. "É primordial incentivar campanhas e acções concretas de combate a esta problemática" afirma o Deputado Carlos Coelho.