Carlos Coelho assina pergunta à Alta Representante sobre a situação na Venezuela

1 de Agosto, 2017

Em 1 de agosto de 2017, Leopoldo López e Antonio Ledezma, líderes da oposição venezuelana em prisão domiciliária, foram levados das suas casas pelas forças policiais(1). Estas detenções alimentam as tensões na Venezuela, país em que os planos de introdução de uma assembleia constituinte com poderes praticamente sem escrutínio, conduziu a meses de distúrbios e manifestações de protesto, que culminaram em confrontos violentos e na morte de 14 pessoas no dia das eleições. Tendo em conta a declaração do porta-voz da VP/AR, de 31 de julho de 2017, persistem algumas questões:

1. Tem a VP/AR estado em contacto com os Ministros dos Negócios Estrangeiros de todos os Estados-Membros da UE sobre a deterioração da situação na Venezuela e foram consideradas sanções (individuais)?
2. Pode a VP/AR fornecer uma indicação do valor financeiro dos bens, das propriedades e das contas bancárias detidas pelo Presidente Maduro e por membros do seu regime nos Estados-Membros?
3. Tem a VP/AR conhecimento das sanções impostas pelos EUA aos funcionários venezuelanos e irá ela debater com os Estados-Membros, o mais rapidamente possível, a imposição de sanções específicas da UE contra o Presidente Maduro e membros do seu Governo? Que repercussões terão os acontecimentos recentes na ajuda financeira da UE à Venezuela?

(1) https://www.theguardian.com/world/2017/aug/01/venezuela-opposition-leaders-leopoldo-lopez-antonio-ledezma-taken-from-homes-say-relatives