Verdade e Justiça (sobre a investigação às alegadas acções da CIA na Europa)

6 de Dezembro, 2006

Embora isso pareça estranho a alguns, o que estamos a tentar saber é a verdade sobre as alegadas acções da CIA na Europa.

 

Qual a verdade por detrás das alegações ?  O que efectivamente se passou ?  O que foi autorizado e o que é abuso ?

 

No plano dos valores está em causa a defesa dos Direitos Humanos.  Nesta matéria não podemos andar a fingir.  Se assinamos Convenções Internacionais, aprovamos Constituições e Leis e reclamamos que somos civilizados estabelecendo comparações com outros cantos do Globo, tem de ser mesmo a sério.

 

Ninguém pode ser detido ou preso à socapa, enviado para uma prisão secreta, submetido a tortura e feito desaparecer da face da Terra.  Nas nossas sociedades, os detidos são-no por força da Lei e ao abrigo da Lei, respondem perante um Tribunal e têm direito a um advogado.

 

Negar isto é negar direitos básicos e entregar a dignidade da pessoa humana à brutalidade das operações secretas e à discricionariedade das forças de segurança. 

 

Querer apurar se houve abusos e quem foram os responsáveis é um imperativo de justiça.  Querer saber se somos capazes, em Portugal ena Europa, de fazer respeitar a nossa soberania é uma questão de dignidade.

 

E sou dos muitos que acham que esta é, também, uma questão importante..