Alargamento de Schengen



9. A SOLUÇÃO PORTUGUESA
O que fazer? SISone4All, como solução temporária

Como esperar pelo SIS II significaria atrasar o alargamento do Espaço Schengen por dois anos ou mais, o Estado português resolveu avançar com uma proposta que pudesse servir como solução técnica transitória, que permitisse conectar os novos Estados Membros ao SIS, ainda em 2007. Foi, assim, anunciado no Conselho informal de Tampere, em 21/22 de Setembro, o chamado SISone4ALL, que consiste basicamente na "clonagem" do sistema nacional (N-SIS) português, com a intenção de ser oferecido aos novos Estados Membros e apoiando-os na sua implementação, devendo tornar possível conectá-los ao sistema central até Dezembro de 2007.

Isto significa que nove Estados Membros e Portugal, nesta fase transitória, terão um N-SIS idêntico. Este N-SIS é desenvolvido só uma vez e depois de "clonado", a custo zero, será instalado em todos os nove Estados Membros.

Esta solução foi completamente posta em prática e o processo finalizado em finais de Setembro de 2007.

Entretanto, tinha sido desenvolvida, em 2006, uma versão mais actualizada do SIS (SIS I+R), com a substituição das máquinas do C-SIS e a implementação de uma solução mais actualizada em termos de comunicações, de forma a melhorar o desempenho do sistema e incluindo a possibilidade de conectar ao sistema novos países.