Carlos Coelho visita EUROPOL e EUROJUST

O Deputado do PSD Carlos Coelho visita amanhã, em Haia (Holanda), as sedes da EUROPOL e da EUROJUST, integrado numa Delegação da Comissão das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos do Parlamento Europeu.

Carlos Coelho , salienta que é "a primeira vez que uma delegação do Parlamento Europeu visita o EUROJUST. Este organismo, criado em 2002, na sequência do Conselho Europeu de Tampere, tem em vista o reforço da luta contra as formas graves de criminalidade. Trata-se de um orgão composto por Procuradores, Magistrados e oficiais de polícias dos Estados-Membros".

O Deputado social democrata, destaca como "competências do EUROJUST: o incentivo e a melhoria da coordenação das investigações e procedimentos penais nos Estados-Membros; a melhoria da cooperação, facilitando a prestação de auxílio judiciário mútuo em matéria penal e a execução dos pedidos de extradição; e o reforço da eficácia das investigações e procedimentos penais dos Estados-Membros".

Relativamente à EUROPOL, Carlos Coelho salienta que se trata de um sistema de informações entre as polícias dos diversos Estados-Membros. "Não se trata de uma polícia europeia, mas de um mecanismo de cooperação entre as polícias fundado na troca de informação, com vista a prevenir e lutar contra formas graves de criminalidade internacional, incluindo o terrorismo e o tráfico de droga". Carlos Coelho acrescentou que "a EUROPOL tem vindo a desenvolver um importante papel e que deve ser reforçada no contexto das novas ameaças à segurança dos cidadãos europeus".

Os Deputados do Parlamento Europeu são recebidos às 11h00 pelos responsáveis da EUROPOL e, a partir das 14h00, reúnem com representantes da EUROJUST.