Deputado Europeu Silva Peneda chefia Missão às eleições na Venezuela

Uma Missão Europeia, presidida pelo Dr. José Silva Peneda, Deputado do PSD ao Parlamento Europeu, foi constituída pela Comissão Europeia, a convite do Conselho Nacional Eleitoral da República da Venezuela, a fim de observar a campanha eleitoral para as eleições legislativas de 4 de Dezembro próximo.

Silva Peneda dirige o trabalho de cerca de 160 observadores. A Missão integra 10 diplomatas das embaixadas dos Estados membros em Caracas, uma delegação de Deputados do Parlamento Europeu e 140 peritos eleitorais, incluindo especialistas em votações electrónicas. A Missão já se encontra em Caracas em reuniões de trabalho com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

De 15 a 18 de Novembro, o Dr. José Silva Peneda cumpre um programa de reuniões e actos oficiais com Membros do Governo venezuelano, Partidos políticos, Magistrados dos Tribunais superiores, Membros do Corpo Diplomático e instituições ligadas ao processo eleitoral.

Estas Missões constituem um contributo importante da União Europeia, procurando afirmar a vontade de respeito das liberdades democráticas essenciais à verdade dos processos eleitorais, na linha do compromisso europeu de promoção da democracia, dos direitos humanos e do primado da lei.

As eleições na Venezuela serão seguidas por observadores, distribuídos por todo o país, com a missão de acompanhar a organização do processo eleitoral, o desenrolar da pré-campanha eleitoral, o dia das eleições, a contagem dos votos e a publicação dos resultados.