PE debate política de informação : Joaquim Piscarreta: Acesso à informação é imprescindível para a cidadania

O Deputado do PSD Joaquim Piscarreta defendeu hoje, em Estrasburgo, que "o acesso à informação é imprescindível para o pleno exercício da cidadania europeia".

Num debate do Parlamento Europeu sobre a estratégia de informação e comunicação para a União Europeia, Joaquim Piscarreta afirmou que  "ninguém nega a existência de um défice de informação sobre a União Europeia, o seu funcionamento e a sua utilidade.  Basta recordar, acrescentou,  que 50% dos europeus ignora ou é indiferente à União e que a afluência às urnas nas eleições do Parlamento Europeu desceu de 63% (1979) para 49% (1999).  Esse défice de informação contribui para a criação de uma distância abissal entre cidadãos europeus e Instituições Comunitárias".

Joaquim Piscarreta defendeu que  "a política de informação eficaz deve basear-se na 'enfatização dos valores comuns' como a democracia, o pluralismo, a diversidade cultural, a coesão e a solidariedade. Mais importante ainda é demonstrar, com exemplos concretos, as vantagens da vida quotidiana que decorrem da integração na UE, tais como o euro, a cidadania e a liberdade de circulação.

Para melhorar a eficácia das campanhas de informação sobre a UE, cada mensagem deverá ser clara, objectiva, acessível e disponível na língua de cada cidadão".

Para Joaquim Piscarreta, "as campanhas de informação deverão ser definidas a nível comunitário entre as instituições europeias permitindo assim uma melhor identificação das necessidades, mas simultâneamente descentralizadas a nível nacional e regional".