Incêndios

19 de Outubro, 2017

Os incêndios em Portugal tiveram um enorme impacto na Europa. E foram debatidos no Parlamento Europeu, como nesta Carta da Europa se dá nota, com as intervenções de Fernando Ruas e Sofia Ribeiro.

No plano nacional há quem tenha de assumir responsabilidades (para que não haja impunidade) e assegurar que as decisões correctas serão tomadas para que não se repita a tragédia.

No plano europeu haverá que agradecer a pronta intervenção do Mecanismo Europeu de Protecção Civil (logo que houve pedido formal do governo português, como é exigido pelas regras).

Mas temos de ir mais longe! Paulo Rangel no Plenário de Estrasburgo, Emmanuel Macron no discurso da Sorbonne e o Presidente do PE Antonio Tajani no Conselho Europeu defenderam que precisamos de uma Força Europeia de Protecção Civil, com meios próprios, que não dependa da boa-vontade circunstancial dos Estados-Membros e que acorra em casos de grandes incêndios, furacões, inundações, sismos e outros desastres naturais.

Salvar Vidas é uma obrigação de todos e a Europa pode e deve contribuir para ajudar os Estados-Membros em casos de grandes catástrofes.