VENEZUELA

12 de Janeiro, 2018

O Parlamento Europeu atribuiu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento à Oposição Democrática Venezuelana. Orgulho-me de ter sido um dos subscritores desta proposta. Esta decisão denuncia o caos social, político e económico que se vive na ditadura de Maduro.

Os conflitos nas ruas, as pilhagens e as intervenções dos militares e forças de segurança em manifestações políticas e os confrontos entre venezuelanos são o resultado de um regime falhado. Um regime que já não tem legitimidade junto do povo que devia servir e que se refugia em manobras de sobrevivência, como a farsa da assembleia constituinte.

A situação dos portugueses é particularmente grave. Muitos dos nossos compatriotas já regressaram, em grande número, a Portugal, sobretudo à Região Autónoma da Madeira. Outros procuram refúgio em países da América do Sul, mas largos milhares continuam na Venezuela, com graves problemas relacionados com a falta de acesso a bens essenciais, como medicamentos.

A Venezuela precisa de paz e de progresso. É fundamental garantir a livre expressão de todos, de não condicionar os jornalistas, de organizar eleições livres para uma Assembleia Nacional democraticamente eleita, de garantir a independência dos tribunais e de permitir a entrada de bens essenciais no país que acorram às necessidades urgentes da população venezuelana.
A Venezuela precisa de reencontrar a democracia.