Cronologia da Construção Europeia


2007

Eslovénia torna-se o 13° membro da Zona Euro
Adesão da Bulgária e da Roménia à União Europeia que conta agora com 27 Estados-Membros.
Alemanha e Portugal assumem a Presidência da União Europeia.
Na terceira Presidência de Portugal, é Primeiro-ministro o Eng° José Sócrates, o Dr. Luís Amado é Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Dr. Manuel Lobo Antunes é Secretário de Estado dos Assuntos Europeus.
< Hans-Gert Poettering (PPE - Alemanha) é eleito Presidente do Parlamento Europeu
Reunião informal dos Chefes de Estado e de Governo, que aprovam em Berlim uma Declaração por ocasião do 50º aniversário da assinatura dos Tratados de Roma.
Hans-Gert Pöttering, Presidente do Parlamento Europeu, José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia, e José Sócrates, Primeiro-Ministro português e Presidente em exercício da UE, assinam a Carta Europeia dos Direitos Fundamentais. Hans-Gert Pöttering, Presidente do Parlamento Europeu, José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia, e José Sócrates, Primeiro-Ministro português e Presidente em exercício da UE, assinam a Carta Europeia dos Direitos Fundamentais. Hans-Gert Pöttering, Presidente do Parlamento Europeu, José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia, e José Sócrates, Primeiro-Ministro português e Presidente em exercício da UE, assinam a Carta Europeia dos Direitos Fundamentais.
Primeira cimeira UE - Brasil em Lisboa
Após a realização de Conferência Intergovernamental (CIG), realiza-se um Conselho Europeu no qual é aprovado o “Tratado de Lisboa”, assinado formalmente em Lisboa em Dezembro de 2007.
Gilles de Kerchove é nomeado o novo “Coordenador Anti-Terrorismo da UE”.
O Espaço Schengen é alargado, passando a incluir a Estónia, a República Checa, a Lituânia, a Hungria, a Letónia, Malta, a Polónia, a Eslováquia e a Eslovénia.