Cronologia da Construção Europeia


2023

A Suécia e a Espanha assumem a presidência do Conselho.
A Croácia dá entrada na zona Euro e no espaço Schengen.
A 6 de outubro durante um festival de música em Israel junto à fronteira com Gaza foi perpetuado o maior massacre de civis durante a ofensiva do Hamas contra Israel. O ataque terrorista inicial e a reação de desproporcionada de Israel foram marcados pela violência, a destruição em massa de cidades e a morte de civis.
Na sessão plenária de Estrasburgo em outubro foi anunciado que a vencedora do Prémio Sakharov seria Mahsa Amini, a jovem assassinada pela polícia moral no Irão pelo uso incorreto do véu e o Movimento “Mulheres, vida e Liberdade”, reconhecendo assim a luta de milhares de iranianos com principal destaque para as mulheres que durante meses desafiaram o regime iraniano.
A 31 de outubro o partido socialista espanhol chegou a um acordo com os independentistas da Catalunha, numa estratégia para conseguir viabilizar um novo governo de Pedro Sánchez, que está em funções interinas. Tendo este acordo sido realizado entre o PSOE, partido de centro-esquerda (Sánchez) e o partido Junts per Catalunya, liderado pelo espanhol Carles Puigdemont, atual eurodeputado exilado na Bélgica.
A 9 de novembro o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu a Assembleia da República e convocou eleições para o dia 10 de março de 2024, após António Costa, primeiro-ministro português, ter apresentado a sua demissão no seguimento de notícias que o davam como investigado em processo judicial.
A 9 de novembro a Presidência do Conselho, Espanha, e os representantes do Parlamento Europeu chegaram a um acordo político provisório sobre o Regulamento Restauro da Natureza, o qual visa estabelecer medidas para restaurar, pelo menos, 20 % das zonas terrestres e marítimas da UE até 2030 e, até 2050, todos os ecossistemas que necessitam de restauro.