Cronologia da Construção Europeia


2014

A Grécia e a Itália assumem a presidência do Conselho.
A Letónia entra oficialmente na zona Euro.
A 13 de fevereiro a Bélgica tornou-se o primeiro país no mundo a legalizar a eutanásia sem limite de idades.
A 22 de fevereiro o presidente ucraniano foi deposto pelo parlamento nacional após meses de manifestações populares. Passou-se por um período de extrema tensão e conflito com a anexação da Crimeia por forças militares russas, ação esta condenada pela UE.
A 16 de março a União Europeia em conjunto com os Estados Unidos da América e com a Ucrânia condenaram a ação da Crimeia ao realizar um pseudo-referendo para tentar dar legitimidade à incorporação na Rússia, abandonando a Ucrânia.
A 21 de março a Rússia anexa formalmente a Crimeia.
A 30 de março a União Europeia assina um acordo de associação com a Ucrânia, estabelecendo uma associação politica e económica com o país.
A 25 de maio foram eleitos 21 deputados europeus portugueses. Tendo o PS eleito 8 deputados (Francisco Assis, Maria João Rodrigues, Carlos Zorrinho, Elisa Ferreira, Ricardo Serrão Santos, Ana Gomes, Pedro da Silva Pereira e Liliana Rodrigues), o PSD/CDS-PP elegeram 7 (Paulo Rangel, Fernando Ruas, Sofia Ribeiro, Nuno Melo, Carlos Coelho, Cláudia Aguiar e José Manuel Fernandes), PCP elegeu 3 (João Ferreira, Inês Zuber e Miguel Viegas), o MPT elegeu 2 (António Marinho e Pinto e José Inácio Faria) por fim, o BE elegeu apenas 1 deputada (Marisa Matias).
A 1 de julho Martin Schulz foi reeleito presidente do Parlamento Europeu, tendo este sido o seu segundo e último mandato na instituição.
A 15 de julho Jean-Claude Juncker é eleito pelo Parlamento Europeu como Presidente da Comissão Europeia.
A 18 de setembro a Escócia realizou um referendo (ganhou o não à independência do Reino Unido).
Em outubro a UE decidiu atribuir mil milhões de euros à luta contra a propagação do Ébola, sendo este o maior e mais complexo surto da doença até à data.
A 1 de novembro Carlos Moedas (PSD) iniciou o seu mandato de 5 anos enquanto Comissário Europeu para a Investigação, Inovação e Ciência.
A 26 de novembro Comissão Europeia anunciou um plano de investimento de 315 mil milhões de euros com vista à criação de 1,3 milhões de postos de trabalho.
A 1 de dezembro Donald Tusk foi eleito Presidente do Conselho Europeu.