Durão Barroso - Presidente da Comissão Europeia



1. Quem é José Manuel Durão Barroso

José Manuel Durão Barroso
 

Nasceu em Lisboa a 23 de Março de 1956

Casado com Margarida Sousa Uva

Três filhos: Luís, Guilherme e Francisco, de 21, 18 e 16 anos

 
 
Curriculum Académico
 

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com Distinção.

Diplomado em Estudos Europeus pelo Instituto Universitário de Estudos Europeus da Universidade de Genebra, com Distinção.

Mestre em Ciência Política pelo Departamento de Ciência Política da Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Genebra, tendo como tema de tese "Le système politique portugais face à l'intégration européenne".

Estágios e cursos de curta duração na Universidade de Columbia (Nova Iorque), na Universidade de Georgetown (Washington, D.C.), no Instituto Universitário Internacional (Luxemburgo) e no Instituto Universitário Europeu (Florença).

Foi sucessivamente assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, assistente no Departamento de Ciência Política da Universidade de Genebra e "Visiting Professor" no Department of Government e na School of Foreign Service (Center for German and European Studies) da Universidade de Georgetown, Washington D.C. (1996-1998). Director do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Lusíada (Outubro 1995 - Março 1999).

Bolseiro da Confederação Suíça, da Comissão das Comunidades Europeias, da Fundação Volkswagenwerk, da OTAN e do Fundo Nacional Suíço para a Investigação Científica.

Fundador da Associação Universitária de Estudos Europeus em 1979.
 
 
Curriculum Político
 

Presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1975-1976).

Membro do Movimento Europeu desde 1991, quando da reactivação da secção portuguesa.

Membro do Partido Social Democrata (PSD) desde 1980; foi membro do Conselho Nacional, membro da Comissão Política Nacional, co-director do Gabinete de Estudos Nacional e Presidente da Comissão de Relações Internacionais e eleito Presidente do Partido pelo XXII Congresso em Maio de 1999, sendo reeleito por três vezes.

Eleito deputado seis vezes consecutivas desde 1985, foi Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia da República, entre 1995 e 1996.

Secretário de Estado da Administração Interna no X Governo Constitucional, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros nos XI e XII Governos Constitucionais.

Primeiro-Ministro do XV Governo Constitucional desde Abril de 2002.

Chefiou e participou em diversas missões no plano internacional, nomeadamente no processo para a Autodeterminação de Timor-Leste, no processo de Paz para Angola em 1990/1991, foi Chefe da delegação do International IDEA (Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral, Estocolmo) à Bósnia-Herzegovina, Setembro de 1996, e consultor das Nações Unidas para um projecto relativo à pacificação em África (Tanzânia), Outubro de 1997.

Membro de vários Grupos Informais de Conselho ao Secretário Geral das Nações Unidas, nomeadamente do Secretary General Resource Group on the Democratic Republic of Congo.

Vice-Presidente do Partido Popular Europeu, de 1999 a 2002, e Vice-Presidente da Center Democrats International, desde 2001.
 
 
Actos Relevantes na Área Europeia enquanto nos Negócios Estrangeiros
 

Para além da participação nos Conselhos Europeus, nas reuniões informais de Chefes de Estado e Governo, nos Conselhos de Assuntos Gerais e reuniões informais "Gymnich" dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, realce para as Conferências Ministeriais de S. José, Reuniões Comunidades Europeias/Grupo do Rio, Conferência de Lançamento do Pacto de Estabilidade para a Europa, Conferência de Revisão e Prorrogação do Tratado de Não Proliferação e reuniões Ministeriais do Fórum do Mediterrâneo (cinco+cinco).

Durante este período ocorreu a primeira Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (1992), onde coordenou a Delegação da Presidência da UE à Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (CNUAD, Cimeira da Terra, Rio de Janeiro), e a Presidência Portuguesa da UEO.

Assinou em nome de Portugal os Acordos Europeus com a Roménia, Bulgária, República Eslovaca e República Checa (1993), o Tratado de Adesão da Áustria, da Finlândia e da Suécia à União Europeia, em Corfu (Junho de 1994) e o Acordo de Cooperação e Parceria entre a União Europeia e a Rússia, Corfu (1994)

 
 
Actos Relevantes na Área Europeia enquanto Primeiro-Ministro de Portugal
 

Participou em todos os eventos da União Europeia que requereram a presença de Portugal ao nível de Chefes de Estado e do Governo, muito em especial nos Conselhos Europeus. De destacar a Assinatura dos Tratados de Adesão de Chipre, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Eslováquia, Eslovénia e República Checa e a Cerimónia de adesão destes 10 Estados à União Europeia, as Cimeiras relativas à Convenção sobre o Futuro da Europa e a Conferência Inter-Governamental em que foi adoptado o Tratado que aprova a Constituição da União Europeia.

 
 
Publicações
 

Várias publicações na área da Ciência Política, Relações Internacionais e questões relativas à União Europeia, com destaque para "Sistema de Governo e Sistema Partidário", co-autor, Lisboa, 1980, e "Le système politique portugais face à l'intégration européenne", Lisboa e Lausana, 1983, "Política de Cooperação", 1990, "A Política Externa Portuguesa" 1994-1995, "Uma Certa Ideia de Europa", 1999, "Uma Ideia para Portugal", 2000 e "Mudar de Modelo", 2002.

Publicou igualmente diversos estudos de Ciência Política e de Direito Constitucional em obras colectivas, enciclopédias e revistas científicas nacionais e estrangeiras, nomeadamente a Pólis, Análise Social, Il Politico, Dictionnaire International du Fédéralisme. Fundador e primeiro Director da Revista de Ciência Política.

 
 
Condecorações, Prémios e Distinções
 

Mais de duas dezenas de condecorações, com destaque para a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo (Portugal), em 1996. Eleito "Personalidade do Ano 1991" pela Associação de Jornalistas Estrangeiros em Portugal, Prémio da Casa da Imprensa na área Política em 1992 e nomeado Global Leader for Tomorrow pelo World Economic Forum em 1993.