50 Anos do Tratado de Roma



6.

Comemorações dos 50 anos

Para assinalar o 50º aniversário da assinatura do Tratado de Roma, a Comissão Europeia lançou um concurso de logótipos, do qual saiu vencedor o projecto do polaco Szymon Skrzypzak.

Este logótipo representa graficamente a voz de todos os europeus, especialmente das novas gerações. Estes europeus procuram a paz, a estabilidade e a prosperidade, sem contudo abdicarem dos seus direitos à individualidade e à diversidade.

A palavra «Juntos» exprime de uma forma simples e directa tudo aquilo que estava inicialmente subjacente à ideia da Europa: não apenas a política, ou o dinheiro, ou as fronteiras geográficas, mas sobretudo a cooperação e a solidariedade.
Para mais informação sobre o logo, carregue aqui

As comemorações do 50° Aniversário dos Tratados de Roma são, merecidamente, celebrada com todo um conjunto de eventos por todo o mundo.

Celebra-se esta efeméride com um conjunto de iniciativas, patrocinadas pela União Europeia, que se estendem pelas diversas áreas:

 

Em Portugal

Mais de 220 bandas (agrupamentos musicais locais de características populares) de todo o território nacional irão interpretar ao mesmo tempo, em todo o país (25 de Março às 16h00) o Hino Europeu, seguindo-se um concerto público com um programa seleccionado pela própria banda.
Inúmeras escolas, nomeadamente através dos Clubes Europeus, e autoridades locais (câmaras municipais) já aderiram a esta iniciativa europeia.

Para ver o calendário completo das comemorações em Portugal, carregue aqui

 

Na Europa

Para ver o calendário completo das iniciativas comemorativas, carregue aqui