Carlos Coelho preside Delegação em visita oficial a Washington

O Deputado Carlos Coelho, Presidente da Comissão Temporária do Parlamento Europeu sobre o sistema de intercepção ECHELON, encontra-se desde hoje em Washington a presidir a uma delegação desta Comissão que, durante toda a semana, irá manter contactos com várias instituições americanas ligadas aos sistemas de informação e com membros da Câmara dos Representantes e do Senado.

A Comissão Temporária sobre o Sistema de Intercepção ECHELON, foi criada em Julho do ano passado com o mandato de confirmar a existência do sistema de intercepção de comunicações conhecido por ECHELON; verificar a compatibilidade de tal sistema com o direito comunitário; verificar se a intercepção de informações a nível mundial constitui um risco para a indústria europeia e formular propostas de iniciativas políticas e legislativas.

Carlos Coelho dá particular importância a esta visita oficial da delegação, no âmbito dos trabalhos da Comissão. Para além de várias reuniões no Congresso dos Estados Unidos estão ainda previstas reuniões no Departamento de Estado, e nos Departamentos da Defesa e da Justiça.