Costa Neves eleito co-presidente do Intergrupo de Timor-Leste

O Deputado do PSD Carlos Costa Neves foi hoje eleito, em Estrasburgo, co-presidente do Intergrupo de solidariedade com o povo de Timor-Leste. O outro co-presidente é a Deputada Heidi Hautala, Presidente do Grupo dos Verdes no Parlamento Europeu.

Em declarações no final da reunião, Costa Neves realçou como "decisão mais significativa o facto de se manter este intergrupo, que é um espaço de encontro e de conjugação de opiniões de Deputados ao Parlamento Europeu e, uma vez que integra Deputados de sete Grupos Políticos, funciona também como grupo de pressão sobre os principais Grupos Parlamentares".

Costa Neves salientou também que, "face aos mais recentes desenvolvimentos em Timor-Leste, vai ser necessário actualizar os princípios programáticos do intergrupo no sentido de apoiar a criação de uma sociedade democrática e de apoio à reconstrução de Timor-Leste, não deixando nunca de ter presente que os protagonistas serão sempre os timorenses, mas mobilizando, por parte da União Europeia todos os apoios possíveis para a causa timorense".

Como exemplo concreto da actuação do Intergrupo nesta área, Costa Neves apontou a abertura "de uma linha de apoio à reconstrução de Timor-Leste no Orçamento da União Europeia, que amanhã vai ser votado em primeira leitura, e na necessidade de se acompanhar de perto esta situação uma vez que, por um lado, o processo orçamental é complicado e necessita por isso de ser seguido atentamente e, por outro lado, a verba agora inscrita, cerca de seis milhões de contos, ser manifestamente insuficiente e ser necessário lutar pela sua adequação à realidade, logo que existam estimativas fiáveis sobre o custo da reconstrução em Timor".

Por fim, Costa Neves referiu o "empenho de todos os membros do Intergrupo em que o prémio Sakharov seja atribuído este ano a Xanana Gusmão".