Costa Neves sobre as eleições em Timor-Leste: ''<I>tudo indica que o processo decorre normalmente</I>''.

O Deputado do PSD Carlos Costa Neves encontra-se em Timor-Leste desde o passado Sábado, dia 25, chefiando a missão do Parlamento Europeu que tem como elemento principal do seu programa, observar as eleições a realizar naquele território.

Para Costa Neves "a observação implica uma avaliação da forma como decorrem as eleições e após a sua realização, a avaliação de como se processam os resultados. Do que viu, acrescenta, tudo indica que o processo decorre normalmente".

Para além desta missão de observação, Costa Neves salienta que "esta deslocação tem presente uma actualização de informação", tanto mais que vê no facto da União Europeia ter constituído esta missão, "um compromisso de uma acção em desen-volvimento em Timor-Leste". O Deputado português recorda ainda que "a União Europeia tem sido, desde 1999, o maior contribuinte financeiro, com vista ao retorno à normalidade naquele território (100 milhões de dólares), estando Portugal ao mesmo nível, como Estado individual".

Nesta sua permanência em Timor Leste, o Deputado Costa Neves, que ontem teve um encontro com o Administrador das Nações Unidas no território, Sérgio Vieira de Melo, manterá, nos próximis dias, vários encontros com entidades locais, nomeadamente com os responsáveis pelo processo eleitoral, elementos da administração transitória da ONU em Timor Leste e representantes dos Partidos concorrentes às eleições.