O Parlamento Europeu debateu hoje em Estrasburgo as Prioridades da Presidência Letã que ocupará a Presidência do Conselho da União durante o primeiro semestre de 2015.
O Deputado Carlos Coelho, Membro da Comissão das Liberdades, Justiça e Assuntos Internos, lembrou que "Os ataques terroristas a Paris levaram a que fosse transformada em prioridade horizontal da presidência Letã algo que deve estar sempre no núcleo da actuação da União: a defesa dos valores europeus".
O social-democrata reconheceu que "a Presidência letã definiu como prioridade a revisão da estratégia europeia de segurança interna, que identificará os desafios, princípios e orientações dentro da União Europeia" mas acrescentou que "definir também como prioridade a resolução do dossier PNR já me parece mais discutível."
O Deputado conclui afirmando "Espero que a Presidência mantenha uma abordagem equilibrada e não coloque em causa, em nome da segurança, o valor que esta visa proteger: a Liberdade. Se, em nome da luta contra o terrorismo, aceitarmos limitar as nossas liberdades estaremos a conceder aos terroristas a vitória com que eles sonham: destruir as nossas sociedades e os valores que nos definem".