Sérgio Marques integra delegação do PE que se desloca à Venezuela

O deputado do PSD, Sérgio Marques, é um dos 9 Deputados que integra a delegação ad-hoc do Parlamento Europeu que se desloca à Venezuela, nos próximos dias 25 a 28 de Fevereiro.

Para Sérgio Marques "esta deslocação é a sequência lógica da resolução aprovada pelo Parlamento Europeu no passado mês de Janeiro e destina-se a avaliar no terreno as consequências das tremendas inundações que afectaram a Venezuela e das modalidades da ajuda da União Europeia".

Entretanto, em resposta às questões levantadas por Sérgio Marques, a Comissão Europeia, através do Comissário Cristopher Patten, esclarece que "mobilizou imediatamente ajuda de emergência, que até à data se eleva a 3,6 milhões de euros, por intermédio do seu serviço humanitário ECHO, tencionando prosseguir o seu apoio em matéria de assistência humanitária com um montante adicional de 2 milhões de euros a fim de ajudar a restabelecer os recursos em água potável, promover as acções de controlo de epidemias e prestar apoio psicológico às crianças. Logo que o Governo tenha planos claros para a reconstrução, serão realizadas obras de reabilitação a curto prazo, a fim de ajudar as populações afectadas a readquirirem um mínimo de autosuficiência".

A Comissão Europeia esclarece que "o correspondente do ECHO relata que, após um período de caos inicial, os diversos sectores (Governo, sector privado e comunidade internacional) estão a coordenar esforços. Não obstante, continua a ser necessária a assistência internacional, nomeadamente nos sectores do abastecimento de água e saneamento, controlo de epidemias e apoio logístico. As necessidades de reabilitação e reconstrução são enormes, estando ainda por avaliar".

O Comissário Cristopher Patten informa ainda "que está em preparação uma missão de peritos para efectuar uma avaliação e definir acções específicas. Nesta fase, não é possível indicar o montante exacto previsto para esta acção, pois que tal depende, em larga medida, dos resultados da missão de peritos e da partilha do esforço de reconstrução com outros dadores".